A empresa Três Rios, de capitais maioritariamente sul-africanos, vai iniciar em 2014 a exportação para a África do Sul e Austrália de lichias produzidos no distrito de Matutuine, no sul de Moçambique, informou o director das Actividades Económicas de Matutuine, Elias Cuna.
Em declarações ao jornal moçambicano Correio da Manhã, Cuna disse ainda que nos próximos dois anos a área de produção de lichias naquela região limítrofe com a África do Sul deverá passar dos actuais 100 hectares para aproximadamente 800 hectares.
A Três Rios emprega actualmente cerca de 150 trabalhadores moçambicanos, número que deverá subir quando forem atingidos os 800 hectares, ainda segundo Cuna, adiantando que o distrito de Matutuine dispõe de condições excelentes e temperatura adequada para o cultivo de lichis em larga escala.
Com a concretização daquela iniciativa, Matutuine deverá tornar-se numa das regiões moçambicanas exportadoras de lichis, a par do distrito de Sussundenga, na província central moçambicana de Manica.
Este fruto é muito apreciado em diversos mercados, nomeadamente da União Europeia e dos Estados Unidos da América (EUA), sendo rico em vitamina C, potássio, cálcio, ferro e fósforo e é consumido em conserva ou sem ser transformado.
(rm/macauhub)