Página principal  |  Contacto  

Correo electrónico:

Contraseña:

Registrarse ahora!

¿Has olvidado tu contraseña?

CAFEZAMBEZE
 
Novedades
  Únete ahora
  Panel de mensajes 
  Galería de imágenes 
 Archivos y documentos 
 Encuestas y Test 
  Lista de Participantes
 INICIO 
  
  
  
  
  
  
  
  
  
  
  
  
 
 
  
  
  
  
  
  
  
  
  
 
 
  Herramientas
 
notcias: Esperança renovada para produtores: Guro começa a processar algodão
Elegir otro panel de mensajes
Tema anterior  Tema siguiente
Respuesta Eliminar Mensaje  Mensaje 1 de 1 en el tema 
De: isaantunes  (Mensaje original) Enviado: 01/05/2012 13:24

 

O DISTRITO de Guro, na província de Manica, está preparado para processar, anualmente, cerca de dez mil toneladas de algodão para a comercialização.
 
Maputo, Terça-Feira, 1 de Maio de 2012:: Notícias

Esta informação foi ontem comunicada ao Chefe do Estado, Armando Guebuza, durante a visita que efectuou à nova fábrica de processamento e descaroçamento do algodão naquele distrito, no quadro da Presidência Aberta e Inclusiva na província de Manica.

A visita a esta unidade fabril marcou o término da sua actividade nesta província. Hoje, Armando Guebuza inicia presidência aberta e inclusiva de cinco dias à província de Tete.

O administrador delegado deste empreendimento, Felizardo Arouca, explicou ao Presidente da República que a fábrica compreende três unidades de produção, nomeadamente processamento e descaroçamento do algodão; fibrilha (algodão hospitalar) e semente.

A cifra de produção ora projectada, segundo Arouca, poderá aumentar nos próximos anos, à medida que os camponeses começarem a perceber que possuem um lugar onde colocar o seu produto.

“Neste momento decorrem contactos com produtores de algodão não só de Manica, como também de outras províncias vizinhas para que coloquem a sua produção nesta unidade”, referiu Arouca, salientando que o algodão ali processado poderá, igualmente, ser vendido no exterior. A Índia e a China já manifestaram interesse em adquirir o produto.

A fábrica de processamento e descaroçamento do algodão de Guro foi erguida em 16 meses e custou pouco mais de 16 mil dólares norte-americanos.

Entretanto, na sequência da visita que efectuou à Manica, o Chefe do Estado esteve ontem no posto administrativo de Mandie, onde, durante um encontro com a população, enalteceu os valores da paz e da unidade nacional para o combate à pobreza.

Guebuza disse à população daquele povoado que a unidade é a força-motriz do desenvolvimento, sendo que “os moçambicanos, unidos do Rovuma ao Maputo, poderão, tão cedo quanto antes, erradicar este mal social que se chama pobreza.

A população agradeceu os esforços do Governo na criação de melhores condições para a melhoria da qualidade das suas vidas, mas pediu a expansão da rede de abastecimento de água e de energia; a melhoria das condições da estrada que estabelece a ligação de Mandie com a vila-sede do distrito, entre outras realizações.

Guebuza orientou depois uma sessão extraordinária do Governo provincial, alargada aos administradores e outros quadros para o balanço da visita ontem terminada. Também dirigiu uma sessão extraordinária do Comité de zona do partido Frelimo.

Ainda ontem, o Chefe do Estado deu a conhecer as suas conclusões do trabalho realizado. Neste contexto, considerou a sua visita a Manica como tendo decorrido muito bem, pois a província registou muitos progressos na execução do Plano Económico e Social, embora tenha anotado que também persistem alguns problemas por resolver.

Hoje, Armando Guebuza vista a província de Tete.

  • Salomão Muiambo

 

http://www.jornalnoticias.co.mz/pls/notimz2/getxml/pt/contentx/1429969



Primer  Anterior  Sin respuesta  Siguiente   Último  

 
©2024 - Gabitos - Todos los derechos reservados