A Lia dos Direitos Humanos em Tete está a implementar em três província do país um projecto de sensibilização e criação de esquadras apropriadas para o encaminhamento de supostos criminosos, com o objectivo de estancar a onda de linchamentos.
Trata-se das província de Maputo, Sofala e Manica que, segundo a presidente da Liga dos Direitos Humanos, estão a ser abrangidas por este projecto, financiado pelos Governo do Canadá e Suíça.
Maria Alice Mabote disse que o projecto consiste na sensibilização das comunidades e criação de esquadras especializadas para onde serão encaminhados os supostos criminosos, muitos dos quais são linchados por populares.
A escolha destas três províncias deve-se ao facto de liderarem a lista dos linchamentos no país, embora não tenha apresentado números.
A presidente da Liga Moçambicana dos Direitos Humanos referiu que neste momento o projecto já arrancou na província de Maputo, onde está em curso a reabilitação três esquadras nos bairro de Khongolote e Laulane.
http://www.rm.co.mz/index.php?option=com_content&view=article&id=1893:ldh-aposta-em-esquadras-policiais-para-prevenir-linchamentos-de-supostos-criminosos&catid=3:breves&Itemid=370