Restauração, saúde, construção, engenharia aeroespacial e energias renováveis procuram mão de obra.
Directores de projecto são os lugares para os quais há mais procura nas empresas francesas. Já nos sectores destacam-se a engenharia aeroespacial, energias renováveis e materiais de construção, assegura Laurent Mareschal, partner industry da Heidrick & Struggles Paris.
Os empresários franceses não olham a nacionalidades na hora de recrutar. O que é preciso é ter as competências necessárias e dominar bem o inglês. Sectores como a restauração, turismo, obras públicos, saúde e apoio à terceira idade também estão a contratar, sublinha Vinhas Pereira, presidente da Câmara de comércio e indústria franco - portuguesa em Paris.
A mais recente operação de recrutamento da Disney Paris trouxe a Portugal o responsável pelos recursos humanos da empresa para escolher diplomados em turismo portugueses. Com o aumento de turistas brasileiros a chegar a França, procuram-se portugueses para o sector da hotelaria.
Na saúde há falta de médicos, enfermeiros e auxiliares para os hospitais e para apoio domiciliário. E depois há a procura no sector da construção onde se procuram pessoas "que trabalham mais com os braços que com a cabeça", sublinha o presidente da Câmara de Comércio. Pode encontrar várias ofertas de emprego no site www.ccifp.fr. Dominar o francês não é essencial, sobretudo em sectores técnicos em que a língua oficial é o inglês. Mas para apoiar a inserção dos portugueses em França, a Câmara de comércio franco-portuguesa desenvolve cursos rápidos de língua francesa estruturados em módulos de vinte horas.
Notícias Relacionadas