Perto de 15 mil crentes da Igreja Católica são esperadas amanhã (sábado) no Santuário da Namaacha, a 75 quilómetros da cidade de Maputo, para tomarem parte nas celebrações dos 95 anos da aparição da Nossa Senhora.
Os primeiros grupos de peregrinos começaram a partir na noite de ontem das cidades de Maputo e Matola rumo àquela vila fronteiriça, enquanto outros iniciam a sua marcha hoje. O terceiro grupo de peregrinos é esperado amanhã, no mesmo dia em que se celebram as aparições.
O Secretário da Arquidiocese de Maputo, Padre Teodósio Tovela, é citado pelo jornal Notícias a informar que pelo menos quatro mil crentes, entre adolescentes, jovens e adultos, manifestaram o interesse de fazer o percurso a pé ao Santuário, sendo que os restantes se deslocarão em viaturas.
Tovela explicou que este número é dos registos das 44 paróquias da Arquidiocese de Maputo, mas também são esperados crentes do vizinho Reino da Swazilandia, que faz fronteira com a vila de Namaacha, e da África do Sul.
O sacerdote referiu que foram criadas todas as condições para garantir a segurança e prestação de assistência e primeiros socorros aos peregrinos, através da afectação de agentes da Polícia de Protecção e de Trânsito ao longo de todo o percurso até à Namaacha.
“Também serão instalados seis pontos fixos ao longo do estrada para prestar assistência médica e outro tipo de cuidados aos peregrinos”, referiu ao Notícias o Padre Tovela, indicando que tais locais serão instalados nas zonas de Boane, Mafuiane, Goba, proximidades da fábrica Águas de Namaacha, Mandevo e no controlo da entrada à Vila da Namaacha.
“São locais onde os peregrinos vão receber assistência, incluindo massagens, água e outras necessidades para poderem continuar a caminhada”, explicou o sacerdote.
Estarão igualmente disponíveis grupos de paramédicos e equipas da Cruz Vermelha de Moçambique (CVM), entidade que também vai disponibilizar ambulâncias para o transporte de peregrinos, em casos de necessidade.
Este ano, a celebração das aparições da Nossa Senhora coincidem com a passagem dos 70 anos da criação do Santuário da Namaacha e o lema escolhido é “Com Maria serva do Senhor Consolidemos os frutos do Sínodo”.
http://www.rm.co.mz/index.php?option=com_content&view=article&id=1984:peregrinacao-mais-de-15-mil-crentes-esperados-na-namaacha&catid=3:breves&Itemid=370