Por alegado incumprimento no pagamento da dívida.
Três agentes da polícia de investigação criminal (PIC) da cidade de Maputo deslocaram-se à cidade de Quelimane para, por volta das 21 horas do sábado último, “sequestrarem” um empresário madeireiro de nome António Jamassin. Consta que a busca foi efectuada por incumprimento do alegado empresário do pagamento de uma dívida ao empresário Ilídio Carvalho Caetano, actualmente residente na cidade de Maputo.
Segundo fontes, o empresário António Jamassin alugou um camião Scania no ano 2005, num contrato celebrado com a empresa Madeiras Transporte de Moçambique, na altura representada pelo empresário Ilídio Carvalho Caetano.
Já nas mãos do empresário António Jamassin, o referido camião Scania envolveu-se num acidente no mês de Julho do ano 2006, na localidade de Catapú, distrito de Cheringoma, província de Sofala. Tratava-se de um negócio na ordem de cem mil meticais por mês.
António Jamassin comunicara ao dono do camião Ilídio Carvalho sobre o sucedido. No entanto, este disse que não queria saber de justificações e que o pagamento de 100 mil meticais mensais pelo aluguer do seu camião deveria acontecer, normalmente, até que o locatário reparasse o camião.
Uma vez que o camião não estava a render e na impossibilidade de fazer o pagamento de 100 mil meticais por mês, a 30 de Dezembro de 2011, foi celebrado um compromisso, envolvendo as duas partes. O mesmo documento preconizava a partilha de valor de indemnização entre ambos, num processo decidido pelo Tribunal Distrital de Caia.
Uma vez estando a residir em Maputo, Ilídio Caetano transferiu o processo em causa, que ostenta número 3150-B/2010, para esta cidade, onde a 10 de Janeiro deste ano.