Apoios podem chegar aos 900 euros para candidatos e empresas. "O teu primeiro emprego EURES" é um projecto-piloto da Comissão Europeia que pretende ajudar os jovens a encontrar empregos noutro país da União Europeia. Numa primeira fase, a iniciativa pretende melhorar a mobilidade de cinco mil jovens, de acordo com um comunicado enviado hoje à comunicação social.
A ideia é melhorar o funcionamento da rede EURES - que agrupa as ofertas de emprego europeias - "a fim de conferir maior transparência ao mercado laboral europeu e orientar para as ofertas disponíveis as pessoas que procuram trabalho e as que pretendem mudar de emprego", continua o comunicado. Além disso, "facultará também um acesso facilitado e em tempo real às ofertas de emprego na UE, ao mesmo que tempo que disponibilizará aos empregadores listas de candidatos com as competências adequadas".
Para esta iniciativa, foram seleccionados quatro serviços de emprego da Alemanha, Espanha, Dinamarca e Itália.
Os jovens entre os 18 e 30 anos vão receber informações sobre recrutamento, "para além da possibilidade de apoio financeiro para a respectiva candidatura ou formação", continua o comunicado. Assim, os candidatos poderão receber entre 200 e 300 euros sempre que viajaram para outro país para uma entrevista de emprego e cerca de 900 euros caso tenham de se mudar para iniciar o novo contrato. Da mesma forma, empresas até 250 trabalhadores poderão pedir apoio financeiro para pagar parte da formação dos recém-contratados. Em causa estão montantes médios entre 600 e 900 euros por novo contrato, a aplicar em programas de integração, nomeadamente cursos de línguas ou formação profissional, ou em assistência (como a procura de casa).
Numa primeira fase, este programa beneficia de quatro milhões de euros. Mas são esperados dois novos reforços no futuro, para ajudar a recrutar mais 3500 jovens.
http://economico.sapo.pt/noticias/bruxelas-lanca-projectopiloto-para-ajudar-a-encontrar-empregos_145080.html