Maputo, 24 maio (Lusa) - O Presidente moçambicano, Armando Guebuza, nomeou Faizal Faquir Cassam embaixador de Moçambique na Comunidade dos Países de Língua Portugusa (CPLP), o primeiro representante do país na organização a exercer essa função exclusivamente.
Antes da designação de Faizal Faquir Cassam, que a Presidência moçambicana divulgou hoje em comunicado, Moçambique era representado na CPLP pelo embaixador em Portugal, sede da organização.
Com a nomeação de Faizal Faquir Cassam, o Estado moçambicano terá dois representantes diplomáticos em Lisboa. O embaixador em Portugal é Jacob Mimbire.
Antes da sua indicação, o novo embaixador moçambicano junto da CPLP desempenhava as funções de conselheiro na embaixada de Moçambique na República Federal da Alemanha.
Faizal Faquir Cassam ocupou os cargos de diretor adjunto para África e Médio Oriente, chefe do gabinete do ministro dos Negócios Estrangeiros e Cooperação, bem como de chefe do Departamento para a África SubSaariana, no Ministério dos Negócios Estrangeiros e Cooperação.
Além de Moçambique e Portugal, a CPLP integra ainda Angola, Brasil, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Portugal, São Tomé e Príncipe e Timor-Leste.
PMA
Lusa/Fim
http://noticias.sapo.mz/lusa/artigo/14372847.html