Não só de marchas se faz o mês de junho. Concertos, exposições, espetáculos de rua e bailaricos são alguns dos pontos altos do programa das Festas de Lisboa 2012! A cidade vive o seu ponto alto no mês de junho, por ocasião do Santo António, sendo que há atividades a decorrer ao longo de todos os dias. Na véspera de dia 13, a cidade enche-se como em nenhuma outra noite no ano. Lisboetas e visitantes comemoram as festas populares, animando os velhos bairros típicos até de madrugada. Imperial, petiscos e sardinha assada são a ementa obrigatória! Confira alguns dos detalhes do programa completo das Festas de Lisboa e faça já o seu roteiro!
Espetáculo de abertura
No dia 31 de maio, quinta-feira, acontece um grande espetáculo de abertura oficial das Festas de Lisboa. A partir das 22h00,o percurso dos Restauradores ao Rossio vai ganhar novas formas e novas cores graças ao espetáculo Firebirds da Titanick Theatre, ao qual se juntam os músicos Fanfare Le Snob. Acrobacias, labaredas de fogo e explosões são garantindas num espetáculo que cresce em suspense e tensão. O final do espetáculo é marcado pela atuação dos Frei Fado d’El Rei, que interpretam uma letra da autoria do escritor Valter Hugo Mãe. Entrada livre.
Viagem aos bastidores das Marchas Populares de Lisboa
Para preparar o que vem a seguir, no dia 1 de junho às 19h00, o cinema São Jorge exibe um documentário da RTP2 que resulta do acompanhamento durante mais de três meses dos bastidores das Marchas Populares de Lisboa. Um olhar que viajou por quatro dos bairros mais emblemáticos da cidade – Madragoa, Alfama, Castelo e Marvila – e que mostra o lado mais intimista e popular desta tradição. Entrada livre. O documentário é repetido na televisão nos dias 2 e 3 às 21h00.
Concertos “sábado, meia-noite, uma guitarra”
O conceito é simples: todos os sábados de junho, à meia-noite, haverá uma guitarra portuguesa a trinar na cidade. O Largo de Chafariz de Dentro, em Alfama, foi o local escolhido para estes concertos intimistas. Dia 2 atua ngelo Freire, dia 9 Ricardo Parreira, dia 16 Marta Pereira Costa e dia 23 encerra com José Manuel Neto. Entrada livre.
Fados no Chapitô
Todas as terças-feiras de junho haverá noite de fados no Bartô. A música mais que perfeita para complementar a paisagem desta varanda para Lisboa. Entrada livre.
Festival “A cidade no cinema”
Ao longo do mês de junho, o espaço Nimas abre portas a um festival de cinema de homenagem a Lisboa. Poderá ver “O Cerco” de António Cunha Telles, “O Último Mergulho” de João César Monteiro, o belíssimo “Alice” de Marco Martins ou o premiado “Mistérios de Lisboa” de Raúl Ruiz, entre outros grandes filmes. Bilhete: 4,00 euros.
Fado nos elétricos
É uma iniciativa que tem conquistado os lisboetas e deslumbrado os turistas. Entre os dias 5 e 10 de junho, das 16h00 às 19h00, os elétricos 12 e, o mítico, 28 vão ser animados por atuações de vários fadistas. Subindo e descendo as colinas, numa viagem que mostra a cidade de outros ângulos, nomes como Henriqueta Batista, Conceição Ribeiro, Américo de Sousa ou Augusto Ramos vão ecoar por essa Lisboa.
Concerto de Kátia Guerreiro
É um dos grandes nomes da nova geração do Fado mas conta já com seis discos editados e doze anos de carreira. Kátia Guerreiro encabeça a lista de concertos no Castelo de S. Jorge. O concerto acontece na noite de 8 junho e o bilhete custa 12,50 euros.
Concerto de Helder Moutinho & Os Fadistas
Na noite seguida, a 9 de junho, a Praça de Armas do Castelo de S. Jorge recebe outra grande voz do fado lisboeta. Helder Moutinho, com guitarra de Ricardo Parreira e viola de Marco Oliveira, junta-se ao quarteto de cordas Tempus, composto por músicos das orquestras Metropolitana de Lisboa e Gulbenkian. O espetáculo vai homenagear ícones do Fado, como Max ou Alfredo Marceneiro, assim como vários instrumentistas, letristas, poetas e compositores. Bilhete: 12,50€
Concerto de Sérgio Godinho
São mais de 40 anos de carreira que ligam Sérgio Godinho à história da música portuguesa e, em particular, lisboeta. No feriado de 10 de junho, domingo, o”escritor de canções” atua no Terreiro do Paço, e traz consigo Jorge Palma, Manuela Azevedo (Clã) e Virgem Suta. A não perder! Entrada livre.
Marchas Populares na Avenida
É o dia mais marcante de todo o programa das Festas de Lisboa. Na noite de 12 de junho, Lisboa para para ver as marchas descer a Avenida da Liberdade. A noite prolonga-se pelos vários bairros que, entre petiscos, sardinhas e imperial, aguardam a decisão da marcha vencedora. A avenida estará cortada ao trânsito e a entrada é livre. Os ensaios gerais acontecem no Pavilhão Atlântico nos dias 1, 2 e 3 de junho e o bilhete custa 6,00 euros.
Maratona Fotográfica da Fnac
Em evento que reúne os amantes de fotografia em torno do misticismo da cidade. 17 de junho vai ser um dia de “correria” por sete dos mais belos miradouros de Lisboa com o objetivo de captar as fotografias mais emblemáticas e originais. As inscrições devem ser feitas nas lojas Fnac e custam 25,00€ (incluindo um colete, jantar e outras ofertas). Os três primeiros prémios são máquinas fotográficas Canon.
Concerto de Camané com Mário Laginha
Quem diz que Fado não condiz com piano pode muito bem estar enganado. E prova dos nove será feita na noite de 23 de junho em mais um concerto imperdível no Castelo de S. Jorge. A inconfundível voz de Camané será acompanhada pela arte do piano de Mário Laginha num concerto muito especial. Bilhete: 12,50 euros.
Dia da Marinha no Tejo
Quem na infância nunca cantou: “Que linda falua que lá vem, lá vem… É uma falua que vem de Belém…”? Neste caso, as faluas não vêm de Belém mas vão estar todas no Cais das Colunas no Terreiro do Paço no dia 23 de junho por ocasião do Dia da Marinha do Tejo. Faluas, canoas, catraios, varinos e outras embarcações que cruzaram o Tejo entre 1900 e 2011 vão ser os protagonistas de uma paisagem muito especial. Leve a família e máquina fotográfica porque vai ser um espetáculo bonito de ser ver!
Bailes, bailaricos, arraiais e festarolas
Todos os largos e pracetas dos bairros típicos de Lisboa estarão enfeitados e com música noite fora. Não só na noite de 12 de junho, a música popular e o cheiro a sardinhada são obrigatórios nos bairros de Alfama, Mouraria, Bica, Bairro Alto, Carnide, Campolide, Madragoa, Castelo, Graça ou Marvila. O mês de junho é o culminar da atividade das associações de bairro que organizam sardinhadas e bailes na rua. A festa instala-se. A agenda não é fixa. Percorra a cidade, a pé, e desfrute do que vai encontrando em cada rua e em cada bairro.
Concerto de encerramento
A Alameda Dom Afonso Henriques é o palco para o concerto de Milton Nascimento que convidou Ana Moura, Carminho e António Zambujo a juntarem-se. Conhecido como um dos embaixadores da música popular brasileira, Milton Nascimento mistura fortes influências de jazz e rock numa base de bossa nova que embala todos os ouvintes. Uma homenagem à lusofonia na noite de 30 de junho. Entrada livre.
Confira o programa completo e todos os detalhes no site oficial das Festas de Lisboa 2012.
Acompanhe o escape.pt no Facebook e no Twitter!