A conferência sobre produtos do mar e sector da aquacultura vai decorrer de 3 a 6 de Junho, em Swakopmund, Namíbia, e será antecedida pela reunião técnica do Comité das Pescas, de 30 a 31 de Maio.
O ministro moçambicano das Pescas, Victor Borges, acompanhado por quadros séniores e técnicos do sector pesqueiro, vai representar o país, num encontro onde os dois Estados vão fazer o balanço das acções de progresso feito desde o ano 2008 na conferência da aquacultura e pescas da Namíbia e tomada de decisão sobre a Estratégia de longo prazo na melhoria da indústria pesqueira.
Serão discutidas questões como o estado biológico dos recursos, o valor adicional e a diversificação dos mercados, o estado das frotas de pesca, o acesso para o financiamento da indústria pesqueira e o estado do ambiente favorável para a indústria prosperar, bem como a jusante sobre o desenvolvimento industrial.
O combate à pesca ilegal constitui um desafio para os Estados africanos.
Anualmente, Moçambique perde cerca de 35 milhões de dólares. Para inverter a situação, o país tem estado a mobilizar apoio de organizações internacionais para intensificar a fiscalização e o controlo da pesca ilegal.
http://www.rm.co.mz/index.php?option=com_content&view=article&id=2282:mocambique-participa-na-conferencia-sobre-produtos-do-mar&catid=3:breves&Itemid=370