As Alfândegas apreenderam, na manhã de ontem, no Aeroporto de Maputo, 34 caixas com 34 quilogramas cada de abelone, uma espécie rara de marisco, que se supõe ter como destino Hong Kong, China.
Ainda na tarde de ontem, as Alfândegas apreenderam, no mesmo local, quatro pontas de Rinoceronte que estavam igualmente em vias de ser exportadas para fora do país a partir do Aeroporto Internacional de Maputo.
Sobre o abelone, estimado em cerca de uma tonelada, foi descoberta pouco depois de desembarcar de um voo proveniente da África do Sul em trânsito para Hong Kong, segundo Raimundo Mapandzene da Autoridade de Tributária de Moçambique (AT), de que as Alfandegas fazem parte. A carne de abelone é um prato muito apreciado na Ásia.
Explicou que aquele produto foi descoberto pelas equipas de inspecção que faziam o seu trabalho rotineiro e se depararam com as caixas que foram imediatamente apreendidas, uma vez ser uma mercadoria de extracção e exportação proibida na proveniência.
Mapandzene acrescentou que o processo foi entregue à Unidade de Investigação da AT, daí não ser possível ainda identificar o emissor bem como o destinatário do marisco.
“Estima-se que a mercadoria tenha um valor aduaneiro de cinco milhões de dólares americanos e era destinada a Ásia, onde este marisco é bastante apreciado”, disse a fonte.
Entretanto, são poucos os detalhes sobre a apreensão das pontas de rinoceronte, acreditando-se que sejam de animais abatidos em território nacional e que seriam exportados.
Informações da AT indicam que ainda ontem foi apreendido, na Terminal de Cargas da Frigo, na Matola, um camião de marca Toyota Hino, de 13 toneladas, que transportava um contentor contendo diversos produtos de mercearia contrabandeados.
A viatura, cuja matrícula não foi possível apurar, foi interpelada na Estrada Nacional número 4 (EN 4) quando se fazia a capital do país. Da inspecção feita na ocasião apurou-se que não existia nenhum documento que legalizasse a importação dos referidos produtos.
A mercadoria, pertença de uma cidadã identificada por E. Massinga, foi encaminhada à Frigo, onde foi inspeccionada e deverá permanecer apreendida até que seja comprovada a legalidade da sua importação.
http://www.rm.co.mz/index.php?option=com_content&view=article&id=2316:no-valor-de-usd-5-milhoes-apreendido-marisco-raro-em-maputo-&catid=71:recomendado&Itemid=199