Página principal  |  Contacto  

Correo electrónico:

Contraseña:

Registrarse ahora!

¿Has olvidado tu contraseña?

CAFEZAMBEZE
 
Novedades
  Únete ahora
  Panel de mensajes 
  Galería de imágenes 
 Archivos y documentos 
 Encuestas y Test 
  Lista de Participantes
 INICIO 
  
  
  
  
  
  
  
  
  
  
  
  
 
 
  
  
  
  
  
  
  
  
  
 
 
  Herramientas
 
General: Nutrição: Uma aliada anti-cancro
Elegir otro panel de mensajes
Tema anterior  Tema siguiente
Respuesta Eliminar Mensaje  Mensaje 1 de 1 en el tema 
De: isaantunes  (Mensaje original) Enviado: 10/06/2012 09:36

Nutrição: Uma aliada anti-cancro

Uma dieta alimentar adequada é fundamental para optimizar a qualidade de vida dos doentes oncológicos, contribuindo para a evolução positiva da doença.



Nutrição: Uma aliada anti-cancro

Os doentes oncológicos sofrem, com frequência, problemas de desnutrição. Para isso contribuem as alterações que o organismo sofre em consequência da doença mas também dos efeitos colaterais dos tratamentos, nomeadamente a cirurgia, a quimioterapia e a radioterapia. São efeitos que se podem reflectir no paladar, na salivação, na digestão e na absorção dos alimentos, deixando os doentes ainda mais fragilizados.


Um estudo efectuado em 2007 pela Sociedade Portuguesa de Oncologia, com o apoio da Nutricia, revelou que a desnutrição afecta 40 a 80 por cento dos doentes oncológicos, verificando-se que a maioria dos familiares e demais cuidadores não sabe como lidar com o problema, embora reconhecendo a gravidade das carências alimentares.


A verdade é que, perante uma doença que debilita o organismo, é fundamental uma nutrição adequada que proporcione aos doentes nutrientes que contribuam para aumentar a resposta e a tolerância aos tratamentos e prevenir complicações, enfim, para optimizar a qualidade de vida e favorecer a evolução positiva da doença. Assim, os doentes oncológicos beneficiam de uma dieta que inclua todos os nutrientes essenciais ao bom funcionamento do organismo, nomeadamente proteínas, glícidos, lípidos, fibras, vitaminas, sais minerais, oligoelementos e água.


Todavia, nem sempre as necessidades nutricionais destes doentes são asseguradas na totalidade pelos alimentos habituais. O recurso a suplementos nutricionais específicos, constituídos por todos aqueles nutrientes essenciais, pode contribuir para complementar a dieta e, deste modo, garantir um adequado estado nutricional. Estas são as preocupações subjacentes à plataforma Cancro e Nutrição, promovida pela Nutricia. Trata-se de uma iniciativa pioneira em Portugal que visa alertar a população, e em particular os doentes oncológicos, para a importância de um bom estado nutricional em pessoas com diagnóstico de cancro.


Uma causa que conta com a adesão de figuras públicas com histórias pessoais de luta contra o cancro: os escritores José Luís Peixoto e Alice Vieira, os cantores Marco Paulo e Nucha e o actor Nicolau Breyner dão o seu testemunho de esperança para inspirar doentes oncológicos e respectivos familiares.


A plataforma tem ainda uma vertente solidária, com uma campanha que reverte a favor do Instituto Português de Oncologia do Porto: por cada “like” em www.cancroenutricao.com e no Facebook são oferecidos 50 cêntimos à instituição.




Primer  Anterior  Sin respuesta  Siguiente   Último  

 
©2024 - Gabitos - Todos los derechos reservados