Para investigação astronómica
Oposto administrativo de Dombe, no distrito de Sussundenga, em Manica, foi identificado por cientistas astronómicos, a partir de satélite, como local onde será instalado uma antena para a estação de investigação astronómica com capacidade de colher dados sobre a galáxia, devido à sua boa localização.
O ministro da Ciência e Tecnologia, Venâncio Pedro Massingue, dirigiu-se a Dombe, na passada sexta-feira, para conhecer o local indicado por cientistas a partir da África do Sul, e foi confrontado com uma realidade que poderá deixar dúvidas sobre a possibilidade de a referida antena ser fixada exactamente no local identificado.
Trata-se de uma zona não habitada, que dista 35 quilómetros da sede do posto administrativo de Dombe, a este, em direcção ao distrito de Chibabava, em Sofala.
As autoridades administrativas informaram que a zona é propensa a inundações causadas pelo transbordo do rio Lucite, um fenómeno que não ocorre com frequência, mas que entenderam ser importante que fosse referido.
Em face dessa situação, o chefe do posto administrativo de Dombe sugeriu um local mais próximo, a 15 quilómetros do lugar identificado e 20 da sede do posto administrativo.
Em resposta, o ministro disse que caberá aos peritos da área avaliarem o impacto deste fenómeno, mas que, no entanto, era também importante encontrar um lugar alternativo para avaliar se a posição da antena não poderá alterar a capacidade referida ao do lugar identificado.
Referindo-se à importância da instalação da antena, Venâncio Massingue disse que a mesma “constitui um grande orgulho para que, a partir de Moçambique, se possa buscar toda a informação sobre a galáxia. Este facto já faz parte do sonho moçambicano de estabelecer uma Agência Espacial de Moçambique”.
A identificação de Moçambique para a colocação da antena foi através de um concurso internacional em que o país concorria com mais oito países da África. segundo explicou Venâncio Massingue, essa será a antena mais poderosa do mundo, em termos de recolha de dados referentes aos astros, de acordo com a classificação internacional, e isso é devido à localização do ponto identificado’.
Relativamente aos passos subsequentes à sua visita ao local, o ministro disse que seriam anunciados oportunamente, mas que é certo que, para este ano, será colocada uma antena que servirá para todas as áreas do conhecimento no Parque da Ciência e Tecnologia de Maluana, na província de Maputo.
“O parque da Ciência e Tecnologia de Maluana servirá para todos os estudos científicos (...)”, explicou. Esta instalação será custeada pelos fundos dos governos moçambicanos e sul-africano.
O ministro de Ciência e Tecnologia disse que outro propósito da sua ida a Manica era para conhecer o local onde será instalado o Centro Provincial de Recursos Digitais de Manica, o único centro provincial ainda não instalado.
http://opais.sapo.mz/index.php/sociedade/45-sociedade/20853-dombe-tera-antena-mais-poderosa-do-mundo.html