Michel Temer, vice-Presidente do Brasil
A fundação brasileira Oswaldo Cruz (Fiocruz) anunciou hoje que irá inaugurar no próximo dia 21, em Maputo, a fábrica de medicamentos para tratamento da sida, que estava a ser planeada e construída há quatro anos.
O vice-Presidente brasileiro, Michel Temer, irá representar a Presidente brasileira Dilma Rousseff na inauguração, de acordo com a Fiocruz.
A abertura da fábrica decorre um dia após a Cimeira de Chefes de Estado e Governo da CPLP (Comunidade de Países de Língua Portuguesa), também em Maputo.
Depois de quatro anos de planeamento e construção, as instalações em Maputo, capital moçambicana, estão prontas. A fábrica será capaz de produzir 21 tipos de remédios para o combate à doença.
Segundo a Fiocruz, na primeira etapa os medicamentos serão suficientes para atender às necessidades de Moçambique, um dos países com maior incidência de sida no mundo - um infectado a cada três habitantes. A previsão é que em dois anos a produção seja capaz de atender toda a África Subsahariana.
O investimento total no projecto e na construção foi estimado em cerca de 84 milhões de Euros (200 milhões de Reais). O governo do Brasil contribuiu com a metade do valor, aproximadamente. Também houve doações de empresas privadas, como a multinacional brasileira Vale, que actua em Moçambique nas áreas de mineração e transporte ferroviário.
Leia também: Lígia Maria Scherer indicada embaixadora do Brasil em Moçambique
http://www.rm.co.mz/index.php?option=com_content&view=article&id=3225%3Avice-presidente-brasileiro-inaugura-em-maputo-fabrica-de-medicamentos-para-sida&catid=1%3Aultimas&Itemid=50