$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$
###########################################################
//////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////
A Estradas de Portugal (EP) disponibilizou hoje dois novos sistemas de pagamento de portagens electrónicas destinados exclusivamente aos veículos de matrícula estrangeira.
Os sistemas "EasyToll" e "Toll Card" foram desenvolvidos pela EP em colaboração com os CTT e com a UNICRE, anunciou hoje o presidente daquela instituição, António Ramalho, na apresentação dos novos produtos, realizada na área de serviço de Alto de Leomil, na auto-estrada A25, no sentido Espanha-Portugal, próximo de Vilar Formoso.
Segundo aquele responsável, os novos sistemas de pagamento de portagens electrónicas permitem que os turistas e emigrantes circulem mais facilmente nas antigas SCUT (vias sem custos para o utilizador).
O sistema denominado "EasyToll" permite que os condutores de veículos com matrícula estrangeira, com a simples passagem de um cartão bancário, possam associar a matrícula do veículo ao cartão, pelo período de um mês, sendo as passagens debitadas na conta associada.
O "EasyToll" está disponível nas zonas fronteiriças de Vilar Formoso (auto-estrada A25), Vila Real de Santo António (A22), Chaves (A24) e Vila Nova de Cerveira (EN13), onde foram instaladas máquinas e colaboradores da empresa prestam ajuda e informações.
A EP também apresentou hoje o "Toll Card", um cartão parecido com uma "raspadinha" que está previamente carregado com um valor (cinco, dez, 20 ou 40 euros), que o cliente deve activar e associar à matrícula, através do envio de uma SMS.
O cartão pode ser obtido online e fisicamente em todo o território nacional através dos balcões CTT, estações de serviço das auto-estradas e outros locais aderentes.
António Ramalho referiu que estes dois sistemas juntam-se a outros produtos já existentes como o "Toll Service", que disponibiliza títulos pré-pagos para turistas (disponibilizados em hotéis) e o dispositivo "Visitors", que é igual à Via Verde e pode ser utilizado num determinado período e devolvido no final.
O presidente da EP admitiu na sessão, que contou com a presença dos secretários de Estado das Obras Públicas e do Turismo, que os produtos disponibilizados para emigrantes e turistas "respondem a todas as necessidades" dos utentes das auto-estradas.
"Portugal é conhecido como um caso exemplar de sistemas de pagamento de portagens", afirmou.
O presidente da Associação Industrial dos Hoteleiros do Algarve, Daniel do Adro, presente na cerimónia de lançamento dos dois novos sistemas de pagamento de portagens, disse que os mesmos vêm resolver o problema da entrada de turistas em Portugal.
Referiu que a associação foi "sempre a favor de um sistema facilitado de pagamento através de cartão de crédito", observando que a EP "acabou de implementar um sistema que vem ao encontro das necessidades dos turistas".
http://economico.sapo.pt/noticias/ep-apresentou-novos-sistemas-de-pagamento-de-portagens-para-estrangeiros_148404.html