Os resultados do primeiro furo de prospecção petrolífera em Memba, na bacia do Rovuma, já na costa da província de Nampula, deverão ser apresentados em Setembro próximo, disse o porta-voz da Direcção Provincial dos Recursos Minerais e Energia de Nampula, Fila Lázaro.
Dizendo “estamos todos ansiosos” quanto aos resultados do furo, Fila Lázaro, citado pelo jornal gratuito A Verdade, adiantou que, caso sejam positivos, permitirá a prazo o aumento das receitas fiscais além de proporcionar postos de trabalho nas diversas actividades que irão surgir.
O porta-voz adiantou que praticamente todos os distritos da província estão a beneficiar de projectos de prospecção de minerais, com destaque para o minério de ferro, tendo sido autorizados 50 projectos, 15 dos quais dizem respeito a minério de ferro, maioritariamente concentrados na região norte da província.
O porta-voz da Direcção Provincial dos Recursos Minerais e Energia disse haver muita expectativa em relação a todos estes projectos de pesquisa devido à riqueza do subsolo da província, nomeadamente no que se refere às pedras preciosas.
Fila Lázaro referiu que de todas as empresas envolvidas na prospecção e exploração de recursos minerais, a Kenmare Resources é o principal contribuinte fiscal na província com o seu projecto de areias pesadas de Moma.
(rm/macauhub)