Tem lugar amanhã em Maputo, no Complexo Zumbi pelas 17:30h, o lançamento da obra “Crendices ou Crenças” do escritor Juvenal Bucuane.
Depois de se evidenciar na literatura moçambicana como poeta, Juvenal Bucuane vem desta vez a expressar-se através da prosa, num livro em que dentre vários assuntos reflecte a questão dos hábitos e costumes culturais dos moçambicanos e conflitos sociais que por essas crenças existem.
A analisar pelo seu percurso na prosa, cujo primeiro salto deu-se em 1989 quando publicou “Xefina” e “O Segredo da Alma” pode-se esperar da nova obra do autor, uma exposição da maturidade e de certa forma, uma escrita carregada de responsabilidade e com uma critatividade aliada à experiência.
Entretanto, Bucuane, estreou-se na com poesia: “A Raiz e o Canto”(1985) e“Requiem-Com os Olhos Secos” (1987) e “Limbo Verde” (1992) e depois, voltou a render-se do contador de estórias que é ao publicar, mais tarde, em 2009 três obras de prosa, nomeadamente “Desabafo e Outras Estórias”, “Xefina” e “Zevo, o Miliciano e Outros Contos”.
Juvenal Bucuane nasceu na cidade de Xai-Xai, em 1951, e licenciou-se em Linguística pela Universidade Eduardo Mondlane. Na literatura, para além do exercício da própria escrita, foi director e secretário administrativo da revista literária Charrua (1984) e é membro efectivo da Associação de Escritores Moçambicanos, onde já foi secretário-geral.