A secretária americana de Estado, Hillary Clinton, almoçou nesta segunda-feira com o ex-presidente sul-africano Nelson Mandela no povoado de Qunu (sudeste), onde o herói da luta anti-apartheid vive aposentado. Hillary e Mandela reuniram-se antes de almoçar, uma honra que Nelson Mandela, 94 anos, só reserva aos convidados mais ilustres, devido ao seu delicado estado de saúde.
"Madiba não apenas representa o que está bem neste mundo, mas é um amigo próximo da secretária (de Estado), que aprendeu muito com ele", explicou um membro da delegação americana, utilizando o nome do clã do primeiro presidente negro da África do Sul utilizado carinhosamente pelos habitantes do país.
Mandela, que está com a saúde debilitada, recebeu apenas alguns visitantes fora a sua família nos últimos anos. Ele encontrou-se com o marido de Hillary, o ex-presidente dos EUA Bill Clinton, no mês passado, por ocasião do 94º aniversário do líder anti-apartheid e prêmio Nobel da paz. O único mandato de Mandela como presidente, de 1994 a 1999, ocorreu durante o governo de Clinton, e ambos encontravam-se frequentemente durante este período.
Em 1995, Mandela mostrou a Hillary e a filha Chelsea a sua pequena cela na prisão em Robben Island, onde ele passou a maior parte de seus 27 anos na cadeia por tentar derrubar o regime do apartheid da minoria branca.
A última grande aparição pública de Mandela foi na final da Copa do Mundo de 2010 em Johanesburgo. Desde então, ele passa a maior parte do tempo na sua casa em Johanesburgo e na cidade de Qunu, ao leste do Cabo, perto de onde ele nasceu.
(Com informações da agência Reuters)