A capital provincial de Sofala, Beira, vai tornar-se este fim-de-semana o epicentro do movimento cultural no contexto das celebrações dos 105 anos de elevação daquela urbe à categoria de cidade.
Assim, um espectáculo musical que terá como cabeça de cartaz a cantora Lizha James vai decorrer numa das ruas da cidade, a partir das 20.00 horas de hoje. Para além desta cantora, desfilarão no mesmo palco Júlia Duarte, Banda Mussodji, Tof-Tof, Mazuze, Afro-Muloi, Puto Fogo, Calene/Aníbal, Madala e Dhakala Band.
Entretanto, a nível da capital do país, o fim-de-semana será caracterizado por exposições de artes plásticas, inseridas na quinta edição do “Expo Contemporâneo” e ainda pela realização do festival de teatro amador, cujas sessões têm lugar hoje e amanhã no salão da Casa de Cultura do Alto Maé.
O Centro Cultural Franco-Moçambicano, por seu turno, propõe-nos hoje e amanhã duas noites de magia e ilusionismo, a serem abrilhantadas pelo artista Guillaume Vallée. Nas suas criações, Vallée desenvolve uma aproximação surpreendente com a magia e convoca-nos ao encontro original com esta arte.
Na privacidade da sua mesa ou num palco, ele brinca com os nossos pensamentos e objectos que nos são familiares.
Para além da virtude e originalidade dos efeitos visuais, o charme do espectáculo está essencialmente ligado à autêntica cumplicidade que o mágico sabe criar com o palco.
Neste espectáculo de magia haverá também espaço para o grupo “Novos Mágicos de Moçambique” mostrar ao vivo o que aprendeu com o artista francês.
No que se refere às casas de pasto e lazer, realce vai para o concerto que o conceituado músico Wazimbo proporcionará aos amantes da “marrabenta”. O concerto terá lugar no espaço Xima, no Alto Maé.
Wazimbo deverá apresentar algumas das suas novas criações musicais inseridas no álbum “Maninja”, que o artista apresentou recentemente no Candá.