Anahad O'Connor
The New York Times
O verão é a estação ideal para tomar um vinho branco gelado. Mas será que o tinto tem uma vantagem em relação à saúde?
Muitos estudos mostram que o vinho tinto tem componentes saudáveis, menos abundantes no vinho branco, incluindo o reverastrol, substncia benéfica ao coração, derivada da pele da uva.
Poucos estudos epidemiológicos compararam os vinhos brancos e tintos |
|
Pelo vinho branco ser produzido com exposição limitada à pele da fruta, ele contém níveis baixos de reverastrol, sem mencionar flavonoides, antioxidantes, e os taninos de gosto amargo, também relacionados à saúde cardiovascular.
Segundo alguns estudos, os vinhos com maior quantidade desses componentes vêm da Sardenha, da Espanha e do sudoeste da França, em particular dos produzidos com uvas do tipo grenache.
Um alerta: poucos estudos epidemiológicos compararam os vinhos brancos e tintos. Daqueles que já estabeleceram essa comparação, alguns demonstraram a superioridade do tinto, mas outros não. Outros ainda indicaram que as pessoas que consomem vinhos tintos e brancos são diferentes demais para efeitos de comparação.
Um estudo descobriu que as pessoas que consomem vinho tinto tiveram um risco significativamente menor de desenvolver cncer do cólon, em comparação aos adeptos do vinho branco. No entanto, os pesquisadores explicaram mais tarde que, entre outros fatores, as pessoas que bebem vinho branco tiveram maior tendência a fumar - e talvez isso possa ter causado a diferença.
A melhor resposta pode ser: obedeça a seu paladar, desde que você beba com moderação.
Assim, não se pode afirmar se o vinho branco ou tinto é o melhor aliado da saúde.