Como saber se você está com gripe suína (H1N1) ou gripe comum?
Tendo em vista o aumento no número de casos de gripe A (H1N1) no Brasil, o Ministério da Saúde retirou o contato com pessoas vindas do exterior como uma das características da infecção, pois considera que a doença já está disseminada no país. Dessa forma, é importante identificar os sintomas característicos da gripe A. Para facilitar a compreensão, observe a imagem acima que aponta as principais diferenças entre a gripe A (H1N1) e a gripe comum.
Como nesta época do ano são comuns as doenças do trato respiratório, tais como sinusite, bronquite, rinite e resfriado, é importante a avaliação médica para um correto diagnóstico do quadro. Nesse sentido, indicamos que as pessoas que possuem plano de saúde busquem primeiramente o atendimento de seu médico assistente. Esta orientação tem como propósitos:
* Correto diagnóstico do quadro clínico;
* Evitar a automedicação, que é perigosa, muitas vezes agrava o quadro e pode causar danos à saúde e efeitos colaterais;
* Evitar um aumento desenfreado na procura por atendimento em Unidades de Saúde e hospitais.
Este não é o momento para pnico e aglomeração. Lotar os serviços de saúde pode colaborar na disseminação de microorganismos patogênicos, entre eles o vírus Influenza A (H1N1). Portanto, seja consciente e cidadão.
Se você deseja fazer algo, adote as seguintes medidas de higiene e saúde:
* Ao tossir ou espirrar cubra o nariz e a boca com um lenço, preferencialmente descartável;
* Se não for possível, utilize o braço, e não a mão, para cobrir a boca. O vírus é transmitido principalmente pelas mãos;
* Lave as mãos frequentemente com água e sabão, especialmente depois de tossir ou espirrar;
* Não compartilhe alimentos, copos, toalhas e objetos de uso pessoal;
* Evite tocar os olhos, nariz ou boca após contato com superfícies;
* Faça uma dieta balanceada rica em frutas, legumes e verduras;
* Aumente o consumo de água;
* Pessoas com sintomas de gripe não devem frequentar ambientes fechados. Evite aglomerações;
* Não use medicamentos sem orientação médica;
* Procure prontamente uma unidade de saúde em caso de suspeita de infecção pela Influenza A (H1N1), para diagnóstico e tratamento adequado.
Dessa forma, você estará colaborando para o controle da disseminação de microorganismos patogênicos, bem como auxiliando o seu sistema imunológico a se fortalecer ao cuidar da alimentação e aumentar a ingestão de líquidos.
Fonte: Diretoria Administrativa e Setor de Medicina e Segurança do Trabalho – Instituto de Tecnologia do Paraná