Correo electrónico:

Contraseña:

Registrarse ahora!

¿Has olvidado tu contraseña?

TUDO EM PORTUGAL
¡ Feliz Cumpleaños RE-MAC !
 
Novedades
  Únete ahora
  Panel de mensajes 
  Galería de imágenes 
 Archivos y documentos 
 Encuestas y Test 
  Lista de Participantes
 BEM VINDOS 
 PRINCIPAL 
 QUEM SOMOS 
 REGRAS DO GRUPO 
 FELIZ NATAL 
 FELIZ ANO NOVO 
 
 
  Herramientas
 
CULINARIA: COPOS PARA VINHOS
Elegir otro panel de mensajes
Tema anterior  Tema siguiente
Respuesta  Mensaje 1 de 2 en el tema 
De: Bete  (Mensaje original) Enviado: 01/08/2009 11:01

COPOS PARA VINHOS

 Vevé Bragança

Cada tipo de vinho requer um tipo de copo adequado para ser bebido. Todos os copos para vinhos devem ter as seguintes características comuns:

1. O material do qual é feito o copo deve ser não poroso, leve, fino, rígido, translúcido e totalmente incolor, como o vidro fino ou o cristal.

2. O pé ou base deve ter dimetro capaz de fornecer sustentação firme ao copo ser colocado sobre qualquer superfície plana.

3. A haste deve ter comprimento suficiente para propiciar segurança quando empunhamos o copo sem permitir que haja transmissão da temperatura da mão à bebida.

4. O bojo do copo deve ter um desenho harmonioso, o fundo deve ser mais largo que a boca, que por sua vez, deve ter um dimetro de tamanho adequado para caber o nariz de uma pessoa adulta.

 

* Não é recomendável segurar o copo pelo seu bojo, justamente para que a temperatura da mão não seja transmitida ao vinho, o que certamente o tiraria da temperatura ideal de serviço, alterando assim o seu aroma e sabor.

* A forma do copo deve adequar-se ao máximo às características de cada tipo de vinho, no intuito de aproveitarmos o que a bebida tem a oferecer.

* Para a aquisição correta de taças para vinhos deve-se seguir a orientação de fornecedores sérios.

* Deve-se evitar servir vinho em copos pesados, muito grossos, coloridos e ou de haste oca.



Primer  Anterior  2 a 2 de 2  Siguiente   Último  
Respuesta  Mensaje 2 de 2 en el tema 
De: Bete Enviado: 01/08/2009 11:18

Tipos de Copos

O gosto do vinho é diferente, e melhor, quando se bebe no copo apropriado. Essa observação, por mais curiosa e exagerada que possa parecer, foi provada em degustações comparativas. Os elementos a serem levados em conta na escolha do copo são, por ordem de importncia, a forma, o tamanho e o material.
A forma: Um copo de vinho deve ser convexo, em forma de tulipa fechada. Sua borda deve curvar-se para dentro, a fim de captar os aromas do vinho e canalizá-los para o nariz. Um copo de “bojo” pouco profundo deixará uma superfície de vinho muito grande exposta ao ar e não conseguirá reter os aromas. Metade do prazer da degustação será perdido.
É preciso, em seguida, que sua haste seja suficientemente longa para segurá-la sem que os dedos toquem a taça. Um copo de vinho branco fresco se aquece muito mais depressa em contato com a mão.
O tamanho: Deve ser grande o bastante para que possa verter nele uma quantidade de vinho suficiente para a degustação sem enchê-lo acima de um quarto ou um terço do seu conteúdo.
Se for muito pequeno ou estiver muito cheio, não será possível fazer o vinho girar para liberar seus aromas, nem incliná-lo para que se possa observe o vinho.
A quantidade de vinho normalmente servida é de cerca de 90ml (um oitavo da garrafa): o conteúdo ideal do copo é pelo menos 280ml.
A taça padrão para degustação de vinhos, chamada ISO, tem altura total de 155 milímetros, dimetro de borda de 46 milímetros e medem 65 milímetros na parte mais larga. A haste tem 55 milímetros e a espessura do vidro deve ficar entre 0,8 e 1 milímetro. É aconselhável o uso do mesmo tipo de taça para todos os vinhos degustados, pois isso interfere no resultado de uma avaliação comparativa, por exemplo.
O serviço do Champagne é uma exceção à regra. De forma alongada, a flúte (flauta) é enchida até três quartos a fim de permitir observar a subida das bolhas e apreciar a qualidade e a cor do vinho.
O material: O copo deve ser transparente, liso, sem facetas. As pesadas taças de cristal entalhado ou douradas com ouro fino são, certamente, agradáveis de olhar, mas prejudicam a apreciação do vinho e o prazer da degustação. As taças coloridas impedem que se admire a cor do vinho. O material ideal é cristal mais fino. O cristal propicia uma claridade ótima, e sua fina espessura permite ver sem nenhuma deformação aquilo que você tem em sua taça.
Os diferentes copos:
Para a degustação de vinho tinto o bojo da taça deve ser arredondado, para que a taça possa ser girada e as partículas aromáticas se desprendam. Para os vinhos brancos o ideal é que o bojo seja um pouco menor, para que o aroma delicado da bebida possa ficar um pouco mais concentrado.
Flûte para Espumantes, também utilizada para servir outros vinhos espumantes. A taça é estreita, comprida e tem boca não muito pequena. Esse formato garante a conservação do gás, mantendo o efeito frisante da bebida por mais tempo.
O copo para Licorosos e Mistela são constituídos de um pé longo e fino e de um bojo em forma de tulipa mas de tamanho menor.
O copo para Grappa é como o do espumante porém de menor tamanho.



 
©2025 - Gabitos - Todos los derechos reservados