O conceito de Educação Ambiental foi formalizado através de diversos documentos internacionais, a partir da década de 70, enquadrando e orientando no sentido dos seus principais objectivos, práticas pedagógicas formais e informais, desenvolvidas em vários países, por iniciativa de professores, investigadores e técnicos, no mbito escolar, académico, associativo e empresarial.
A evolução do conceito, sobretudo desde o início dos anos 90, decorre paralelamente com a da própria noção de ambiente, bem como com a adopção e generalização de novos conceitos: Desenvolvimento Sustentável e Globalização. Actualmente, a expressão Educação para o Desenvolvimento Sustentável está plenamente adquirida, substituindo a anterior nos documentos de enquadramento internacional mais recentes.
Dando continuidade ao trabalho até agora realizado, os projectos e acções a empreender deverão contribuir para uma nova geração da Educação Ambiental, cujos objectivos conduzirão à cidadania plena e responsável.
A APA participa e apoia Projectos de Educação Ambiental dinamizados por diversas entidades dos quais se apresentam alguns exemplos no menu lateral.