Sala de estar reflete o estilo da família
Espaço coletivo mudou de paradigma ao longo dos anos e hoje é mais voltado ao lazer do que à recepção de visitas
Isabela Gaia
Historicamente, a sala de estar era o lugar onde se expunham as relíquias da família. “Pela sala, dava para a visita sentir o poder da família, a sua importncia social e política”, diz o coordenador e professor do curso de Design de Interiores da Faculdade Belas Artes de São Paulo, Jéthero Cardoso de Miranda. Mais tarde, a sala se tornou um local de convivência e “essa sala recebeu a televisão, que está ganhando ainda mais espaço com a chegada da TV digital”, diz o professor.
Dicas
A sala é um ambiente de convívio social. Deve agradar a todos os moradores e estar em harmonia com o estilo do resto da casa. Apartamentos com menos de 200 m² devem ter móveis baixos, já que, segundo Sasson, os altos “fecham o ambiente”. Se a sala é pequena, “vidros com cor, espelhos, qualquer coisa que tenha reflexivo dá a impressão de profundidade”, explica o designer.
“Use capas de algodão ou linho nos sofás, assim elas poderão ser lavadas sempre sem ficarem com a aparência de velhas”, indica a decoradora Ana Maria, “e use e abuse de plantas, velas e flores”.
Ela também aconselha que se faça um espaço para as bebidas, como uma mesa bar, “que pode ser simples e bem transada”, diz. Quanto à iluminação da sala, ela recomenda evitar o excesso de spots no teto, “a luz indireta cria ambientes mais romnticos e aconchegantes”.