A maior exposição dedicada a Marc Chagall jamais realizada no Brasil abriu quinta-feira ao público no Museu Nacional de Belas-Artes do Rio de Janeiro com cerca de 300 obras que marcaram a vida artística do pintor francês.
Segundo os comissários, a exposição, realizada no mbito das comemorações do Ano da França no Brasil, é a primeira mostra realizada nos últimos 52 anos sobre o pintor e demorou dois anos a preparar, atingindo um custo de cerca de dois milhões de euros.
Óleos, aguarelas, gravuras e esculturas do artista de origem russa, nascido em 1887 e falecido em 1985, cuja obra foi inspirada na tradição cultural judaica, est
ão reunidos nesta mostra, intitulada 'O mundo mágico de Marc Chagall - o sonho e a vida'.
'Chagall foi um dos pioneiros da modernidade e um dos artistas mais destacados da sua época', disse Fábio Magalhães, um dos comissários da exposição que já passou por Belo Horizonte, capital do Estado de Minas Gerais.
A maior parte das obras expostas correspondem aos anos de 1920 e 1930, e foram encomendadas pelo comerciante de arte Ambroise Vollard, que ficou conhecido por ter revelado artistas como Pablo Picasso, Henri Matisse, Paul Cézanne e Vincent Van Gogh.
A exposição vai ficar patente no Rio de Janeiro até 06 de Dezembro.