|
SAUDE: CAXUMBA
Elegir otro panel de mensajes |
|
De: NATY-NATY (Mensaje original) |
Enviado: 28/10/2009 21:20 |
CAXUMBA
Definição
É uma doença infecciosa, contagiosa, benigna que evolui sem intervenção medicamentosa e se cura espontaneamente. É causada por um vírus que causa um inchaço na parótida, sendo esta a forma mais evidente da doença. Acomete mais as crianças, mas quando ocorre nos adultos tem maior possibilidades de complicações, requerendo maiores cuidados no decurso da doença.
Sinonímia
É também conhecida por:
Agente etiológico
Fonte de infecção
Incidência
- Tem uma incidência maior em crianças no período escolar e em adolescentes.
- As complicações da caxumba ocorrem quase sempre em adultos.
- Não ocorre antes dos 6 meses de idade, e nos adultos depois dos 40 anos de idade.
- 50% dos casos, o inchaço é tão pequeno que passa despercebido pelo indivíduo, nesses casos se instala a forma branda da doença.
Fisiopatologia
O vírus penetra pelas vias aéreas respiratórias, onde fica alojado permanecendo incubado e se proliferando. Após o período de incubação o vírus entra na corrente sanguínea e se distribui por todo o organismo, tendo uma preferência pelas parótidas causando um inchaço e dando início todo o processo da doença.
Período de incubação
- O período dura em média 3 semanas.
Período de duração
- A doença dura em média entre 8 a 10 dias.
Via de entrada
- Através das vias aéreas superiores.
Período de transmissibilidade
- A partir do primeiro dia antes do inchaço até o desaparecimento do inchaço.
Transmissão
- Direta: através dos perdigotos (saliva).
Sinais e sintomas
Período Prodrômico
- cefaléia;
- falta de apetite;
- febre baixa;
- algias;
- mal-estar geral.
Período Clássico (depois de dois dias)
- distensão sob o lóbulo da orelha (é o começo do inchaço da parótida);
- após dois dias aparece atrás da mandíbula uma massa rígida com contornos mal definidos. A pele da região fica esticada e brilhante, o lóbulo da orelha é empurrado para cima e para fora, desaparece o sulco que contorna o ngulo da mandíbula.
- dificuldade para abrir a boca (causando uma dificuldade maior de se alimentar);
- dor localizada na região do inchaço principalmente quando se abre a boca ao falar e ao se alimentar.
Diagnóstico
- exame clínico;
- exame físico;
- exames laboratoriais.
Tratamento
Objetivo principal é o controle de infecção secundária, produzidas por bactérias.
- Específico: não existe tratamento medicamentoso para essa patologia.
- Sintomático: conforme os sintomas apresentados e suas intercorrências.
- Isolamento domiciliar é indicado para evitar a propagação da doença.
- Antitérmicos no caso de febre alta, sob prescrição médica.
- Analgésicos para aliviar a dor, sob prescrição médica.
- Antibiocoterapia tem nenhum valor no tratamento da caxumba, pois os vírus são resistente à ação dos antibióticos, os antibióticos só serão eficientes se manifestar alguma infecção secundária.
- Dietoterapia leve, alimentos sem condimentos, devendo ser ingerido uma maior quantidade de líquidos, principalmente pela dificuldade de abrir a boca, os alimentos sólidos são mais dificéis de serem mastigados e deglutidos.
- Bolsa de água quente pode aliviar a dor e o peso em alguns casos; mas outros doentes preferem a bolsa de água fria para o alívio da dor.
- Higiene da boca é fundamental e eficaz no sentido de evitar a invasão de bactérias, que podem resultar em uma infecção secundária.
- Repouso no leito é fundamental, pelo menos enquanto houver inchaço da parótida, para evitar complicações.
- No caso de crianças debilitadas, de adultos com complicações da caxumba e gestantes que tem contato com doentes, é administrado a gamaglobulina, com elevada concentração de anticorpos. Essa medida permite atenuar a doença evitando as complicações, mas em contrapartida não oferece imunidade definitiva, esta só pode resultar dos anticorpos produzidos naturalmente pelo organismo ou pela aplicação de vacina específica.
Complicações
Podem ocorrer quando os órgãos atingidos pelo vírus são afetados mais profundamente, mas os casos são raros e quando sucedem é geralmente em adultos.
- Orquite (inflamação dos testículos) começa em geral quando o inchaço da parótida está regredindo; o testículo fica inchado, dolorido, quente e aumenta de volume; a febre aumenta e o doente se sente mais abatido; depois de uma semana os sintomas desaparecem; a reação inflamatória pode ocorrer em um ou nos dois testículos; o comprometimento e a fertilidade dos testículos deve ser avaliada pelo urologista e talvez seja necessário posteriormente fazer um espermograma pra uma melhor avaliação, sob indicação médica.
- Ooforite (inflamação dos ovários) pode ocorrer na mulher adulta.
- Meningite e encefalite: pode ocorrer quando a cefaléia surge nos primeiros dias indicando que o cérebro foi afetado, mas é rarissímo acontecer, e quando acontece podem ser totalmente curadas, sem deixar sequelas.
- Pancreatite (casos raros).
- Tireoidite (casos raros).
- Torcicolo.
Obs: A Orquite e a Ooforite só se manifesta em adultos ou adolescentes depois da puberdade, nunca em crianças. Nos homens a virilidade e a potencia sexual não são prejudicadas pela Orquite, mesmo que cause esterilidade.
Complicações na gravidez
Na mulher grávida que adquiriu a caxumba pode ocorrer Parotidite. No feto, dependendo do período da gravidez pode ocorrer:
- algumas anomalias congênitas;
- parto prematuro;
- aborto;
- morte do feto em casos rarissímos.
Portanto é imprescindível que a mulher grávida não entre em contato de maneira nenhuma com pacientes com caxumba ou com qualquer outro paciente portador de doença contagiosa. Mesmo que o paciente esteja no final do tratamento ou que esteja em período de convalescença, pois algumas doenças contagiosas ainda são transmissíveis, mesmo depois de terminado o tratamento, principalmente pelas vias aéreas superiores.
Sequelas
- Queixo duplo: não é uma patologia, mas um problema estético que ocorre devido a um grande inchaço da parótida, quando a doença regride a região fica um pouco edemaciada resultando em queixo duplo que principalmente nas mulheres causa muito desconforto, esse problema só pode ser resolvido via cirurgia plástica; mas é uma sequela que pode ser evitada com cuidados específicos no decurso da doença.
- Esterilidade masculina;
Cuidados Gerais
- Deve ser reduzida a atividade física mesmo que o inchaço seja minímo, pois o vírus pode atacar outros órgãos, principalmente nos homens os testículos, podendo resultar em uma orquite que pode deixar como sequela a infertilidade.
- Crianças que tenham dificuldade em engolir podem fazer uso de uma dieta líquida ou pastosa.
- Mulheres grávidas devem evitar a visita a crianças ou adultos com caxumba, pois a doença é altamente contagiosa.
- Existe uma maneira popular de aliviar a dor e o peso do inchaço da parótida: colocando-se um lenço grande por baixo do pescoço e dando um laço no alto da cabeça, fica parecendo um coelho, esse metódo ajuda muito a aliviar a dor. É uma alternativa popular, mas que funciona.
- As crianças devem ficar em repouso moderado em casa, para não causar futuras complicações da doença.
- Crianças só devem voltar à scola quando desaparecer completamente o inchaço das glndulas.
- Se um dos testículos ficar maior que o outro, é necessário a consulta ao urologista para ser feita uma avaliação médica.
|
|
|
Primer
Anterior
Sin respuesta
Siguiente
Último
|
|
|
|
|
©2025 - Gabitos - Todos los derechos reservados | |
|
|