O Presidente Barack Obama vê no retorno ao crescimento do PIB norte-americano no último trimestre sinal de que "a recessão se está a dissipar", mas previne que há ainda muito a fazer para que a economia se restabeleça.
"É uma boa notícia e é a indicação de que esta recessão se está a dissipar e que as medidas que tomámos fizeram a diferença", diz Obama.
"Mas sei também que temos ainda um longo caminho a percorrer antes de levantar completamente a nossa economia e de recuperarmos do que foi a queda mais longa e profunda que vivemos desde a Grande Depressão" dos anos 30, segundo declarações que a Casa Branca divulgou antecipadamente.
A economia norte-americana cresceu no terceiro trimestre, pela primeira vez em mais de um ano, com o Produto Interno Bruto (PIB) a subir 3,5%, segundo a primeira estimativa trimestral, divulgada hoje pelo Departamento do Comércio.
A economia norte-americana sofrera uma contracção de 3,8% nos 12 meses até Junho, o pior desempenho em sete décadas. A quarta contracção consecutiva até ao segundo trimestre marcara a maior série de declínios desde o começo dos registos trimestrais, em 1947.