Página principal  |  Contacto  

Correo electrónico:

Contraseña:

Registrarse ahora!

¿Has olvidado tu contraseña?

TUDO EM PORTUGAL
 
Novedades
  Únete ahora
  Panel de mensajes 
  Galería de imágenes 
 Archivos y documentos 
 Encuestas y Test 
  Lista de Participantes
 BEM VINDOS 
 PRINCIPAL 
 QUEM SOMOS 
 REGRAS DO GRUPO 
 FELIZ NATAL 
 FELIZ ANO NOVO 
 
 
  Herramientas
 
MITOLOGIA: Afrodite
Elegir otro panel de mensajes
Tema anterior  Tema siguiente
Respuesta  Mensaje 1 de 1 en el tema 
De: NATY-NATY  (Mensaje original) Enviado: 01/11/2009 18:21

Afrodite

Sobre a origem dessa deusa há duas versões: em uma delas, Afrodite teria surgido da espuma do mar aquecido pelo sangue de Urano, quando este foi castrado por seu filho Cronos; acrescenta-se que a deusa teria nascido dentro de uma madrepérola perto da ilha de Chipre, onde fora levada por Zéfiro, sendo ali cuidada e educada pelas Horas. Outra versão narra que Afrodite seria filha de Zeus e Dione (ou Dionéia), filha de Poseidon.

Qualquer que seja sua origem, é sempre identificada como a deusa da beleza e dos prazeres.

Afrodite foi dada em casamento a Héfesto por Zeus, mas posteriormente o traiu com Ares, traição essa que foi denunciada ao marido por Hélio. Amou Hermes (com quem gerou Hermafrodito), Dioniso (com quem gerou Príapo), Adônis, Anquises (com quem gerou Enéias) e um número infinito de mortais. Com Ares concebeu Eros, Deimos, Fobos e Enio.

Apesar de ser a deusa dos amores, Afrodite era, muitas vezes cruel e mesmo vingativa. Para punir Hélio de sua indiscrição ao delatá-la ao marido, ela o tornou infeliz nos seus amores. Vingou-se da ferida recebida por Diomedes inspirando sua mulher a traí-lo com outros homens. Puniu a musa Clio que havia criticado seu amor por Adonis. Puniu, também, Hipólito, filho de Teseu, por ter desprezado seus atrativos, inspirando em sua madrasta Fedra grande paixão pelo rapaz, contudo, ela foi desprezada pelo enteado e, para vingar-se, disse ao marido que Hipólito tinha tentado violentá-la, por isso Hipólito acabou morrendo e Fedra, arrependida, suicidou-se.

A passagem mais relevante em que essa deusa esteve envolvida foi a disputa acerca do pomo de ouro enviado pela deusa da discórdia à mais bela deusa. Páris, encantado com sua extrema formosura, acabou por lhe outorgar a vitória sobre Atena e Hera. Afrodite recompensou Páris fazendo-o senhor do coração da mais bela mortal, Helena, fato que desencadeou a guerra deTróia. No entanto, Afrodite jamais cessou de proteger Páris e os troianos em reconhecimento à sua vitória sobre as demais.

Mitologia Grega

A visão do politeísta dos Gregos compreendia um grande número de Deuses ligados aos múltiplos aspectos da realidade. Havia pois o Deus do mar, do vento, da guerra… entre os deuses existiam relações do parentesco tal como existiam relações genealógicas entre Deuses e mortais. Na Grécia existia uma grande quantidade de narrativas chamadas mitos, isto é, feitos oralmente, que se dividiam em três categorias: as narrativas das origens, que explicam como é que nasceu o mundo, as aventuras dos Deuses e as gestas dos heróis.



Primer  Anterior  Sin respuesta  Siguiente   Último  

 
©2025 - Gabitos - Todos los derechos reservados