Page principale  |  Contacte  

Adresse mail:

Mot de Passe:

Enrégistrer maintenant!

Mot de passe oublié?

TUDO EM PORTUGAL
Joyeux Anniversaire isabelmimoso1!
 
Nouveautés
  Rejoindre maintenant
  Rubrique de messages 
  Galérie des images 
 Archives et documents 
 Recherches et tests 
  Liste de participants
 BEM VINDOS 
 PRINCIPAL 
 QUEM SOMOS 
 REGRAS DO GRUPO 
 FELIZ NATAL 
 FELIZ ANO NOVO 
 
 
  Outils
 
SAUDE: Doenças das glândulas salivares
Choisir un autre rubrique de messages
Thème précédent  Thème suivant
Réponse  Message 1 de 1 de ce thème 
De: NATY-NATY  (message original) Envoyé: 04/11/2009 20:44

Doenças das glndulas salivares


As duas glndulas salivares de maior dimensão situam-se exactamente por detrás do ngulo do maxilar, diante dos ouvidos; dois pares menores estão no mais profundo do pavimento da boca e outras glndulas de tamanho minúsculo estão distribuídas por toda a boca.

A boca seca quando o fluxo de saliva é insuficiente. Dado que a saliva oferece alguma protecção natural contra a cárie dentária, menos saliva pode provocar mais cáries. A boca seca pode ser o resultado de pouca ingestão de líquido, do facto de se respirar pela boca, do efeito de certos medicamentos ou de doenças que afectam as glndulas salivares, como a síndroma de Sjögren. A boca torna-se também mais seca à medida que se envelhece. O canal da saída de uma glndula salivar pode obstruir-se devido à acumulação de cálcio, denominada cálculo. Uma obstrução deste tipo faz com que a saliva pare, causando a inflamação da glndula. Também as bactérias podem infectar o canal. Se a inflamação piorar exactamente antes de comer, especialmente ao comer pickles, trata-se certamente de um canal obstruído. Eis o porquê: a antecipação do sabor ácido do pickles estimula o fluxo de saliva, mas se o canal estiver obstruído, a saliva não tem saída. às vezes, o estomatologista pode retirar o cálculo, fazendo pressão de ambos os lados do canal, mas, se isso falhar, pode utilizar-se um instrumento de arame fino para extrair o cálculo. Como último recurso, o cálculo pode extirpar-se cirurgicamente.

Uma ferida no lábio inferior, uma mordedura, por exemplo, pode afectar uma glndula salivar por pequena que seja, obstruindo-a. Em consequência, a glndula pode inchar e formar uma tumefacção pequena e mole (mucocelo) de cor azulada, que tende a desaparecer espontaneamente ao fim de algumas semanas. Caso se torne incómoda ou muito recorrente, é fácil extirpá-la através da cirurgia dentária.

A inflamação das principais glndulas salivares pode ser consequência da papeira, de certas infecções bacterianas e de outras doenças. Também a inflamação dessas glndulas pode ser consequência de um cancro ou de um tumor canceroso. Este inchaço é habitualmente mais duro do que o causado pelas infecções e, no caso de o tumor ser canceroso, a glndula pode endurecer como um cálculo.

A inflamação e a infecção das glndulas salivares, causadas, muitas vezes, por um cálculo que obstrui o canal salivar, desenvolvem-se com mais frequência do que as causadas pelos tumores. No entanto, qualquer inchaço de uma glndula salivar justifica os cuidados médicos. Para determinar a causa da inflamação, o médico ou o dentista, pode obter uma amostra (biopsia) de tecido da glndula salivar.

Situação das principais glndulas salivares




Premier  Précédent  Sans réponse  Suivant   Dernier  

 
©2025 - Gabitos - Tous droits réservés