Page principale  |  Contacte  

Adresse mail:

Mot de Passe:

Enrégistrer maintenant!

Mot de passe oublié?

TUDO EM PORTUGAL
Joyeux Anniversaire isabelmimoso1!
 
Nouveautés
  Rejoindre maintenant
  Rubrique de messages 
  Galérie des images 
 Archives et documents 
 Recherches et tests 
  Liste de participants
 BEM VINDOS 
 PRINCIPAL 
 QUEM SOMOS 
 REGRAS DO GRUPO 
 FELIZ NATAL 
 FELIZ ANO NOVO 
 
 
  Outils
 
SAUDE: Alterações dos lábios
Choisir un autre rubrique de messages
Thème précédent  Thème suivant
Réponse  Message 1 de 1 de ce thème 
De: NATY-NATY  (message original) Envoyé: 04/11/2009 20:45

Alterações dos lábios


Os lábios podem sofrer alterações de tamanho, de cor e de superfície. Algumas destas alterações são inócuas; por exemplo, à medida que se envelhece, os lábios podem tornar-se mais finos. Outras alterações podem indicar problemas de saúde.

Tamanho dos lábios

As reacções alérgicas podem ser consequência da sensibilidade a certos alimentos, medicamentos, cosméticos ou inclusive a partículas irritantes suspensas no ar. Uma reacção deste tipo pode causar o inchaço dos lábios. No entanto, desconhece-se a causa em 50 % dos casos.

Outros processos podem causar inflamação labial. O angiodema, uma doença hereditária, produz ataques recidivantes de inflamação labial. O mesmo acontece com determinadas doenças não hereditárias. Tal é o caso do eritema multiforme, das queimaduras pelo sol ou dos traumatismos. Alguns casos de inflamação labial grave podem requerer injecções de corticóides e outros cirurgia para reduzir o tamanho dos lábios e melhorar o seu aspecto.

Com a idade, os lábios tendem a tornar-se mais finos; no entanto, por razões estéticas, estes podem ser avolumados com injecções de colagénio ou gordura extraídos de outras partes do corpo. Apesar de tudo, a cirurgia labial envolve algum risco de distorção do bordo externo e liso do lábio.

Cor e superfície dos lábios

A origem da descamação labial pode ser atribuída aos raios solares, ao clima frio e seco ou então a uma reacção alérgica ao lápis labial, ao dentífrico, ao alimento ou à bebida. De um modo geral, os lábios voltam à normalidade quando se suprime a causa. às vezes, o médico pode prescrever uma pomada de corticosteróides para interromper a descamação.

É comum que a exposição ao sol resseque e endureça os lábios, especialmente o inferior. Umas sardas vermelhas e uma película esbranquiçada são manifestações que aumentam a possibilidade de um cancro ulterior. Este tipo de lesão solar grave pode reduzir-se cobrindo os lábios com um bálsamo labial com protecção solar ou resguardando o rosto dos raios nocivos do Sol com um chapéu de aba larga.

As sardas e as áreas com manchas irregulares pardacentas (máculas melnicas) são comuns à volta dos lábios e podem durar vários anos, mas não são preocupantes.

No entanto, pequenas manchas negro-pardacentas espalhadas podem ser a manifestação de uma doença intestinal hereditária na qual se formam pólipos no estômago e nos intestinos (síndroma de Peutz-Jeghers). A síndroma de Kawasaki pode secar e gretar os lábios e também inflamar o revestimento da boca.

A inflamação dos lábios (queilite) pode provocar dor, irritação e inflamação nas comissuras da boca, assim como gretas e descamação. Também pode aparecer uma infecção por fungos nas comissuras. A queilite pode ser consequência da carência de vitamina B (riboflavina) na dieta, mas esta deficiência é pouco frequente nos países desenvolvidos.

Se as dentaduras postiças completas não separarem os maxilares adequadamente, podem formar-se pregas cutneas verticais e irritações da pele nas comissuras da boca. O tratamento consiste em adaptar ou substituir as dentaduras postiças.

Uma forma de cancro da pele pode ser uma área em relevo ou uma inflamação que endureça o bordo dos lábios.



Premier  Précédent  Sans réponse  Suivant   Dernier  

 
©2025 - Gabitos - Tous droits réservés