Infecções por parasitas
Em algumas partes do mundo, os vermes podem infectar o cérebro. No hemisfério norte, a cisticercose é a infecção mais frequente. Quando uma pessoa ingere alimentos contaminados por ovos de Cisticercus, os sucos digestivos causam a eclosão dos ovos e dá-se a saída das larvas. Estas entram na corrente sanguínea e são distribuídas por todo o corpo, incluindo o cérebro. As larvas formam quistos que podem provocar dores de cabeça e convulsões. Os quistos degeneram e as larvas morrem, o que desencadeia inflamação, edema e problemas neurológicos.
A esquistossomíase é uma infecção por vermes que pode provocar convulsões e disfunções neurológicas e aumentar a pressão no cérebro. A equinococose é uma infecção que pode produzir quistos grandes no cérebro, provocando muitos problemas neurológicos e convulsões. A teníase é uma infestação que também produz quistos que bloqueiam o fluxo de líquido cefalorraquidiano à volta do cérebro.
Muitas destas infecções podem ser controladas com medicamentos como o praziquantel e o albendazol, mas por vezes está indicada a extirpação cirúrgica dos quistos.
|