Empiema subdural
Um empiema subdural é uma colecção de pus entre o cérebro e o tecido que o envolve (as meninges), mais do que no próprio cérebro.
Habitualmente, o empiema subdural é uma complicação de uma sinusite, mas pode também ser provocado por uma infecção grave do ouvido, uma ferida na cabeça ou no cérebro, uma intervenção cirúrgica ou uma infecção do sangue secundária a uma infecção pulmonar. Os mesmos tipos de bactérias que produzem um abcesso cerebral podem também provocar empiemas subdurais e os médicos tratam ambos os processos da mesma maneira.
Tanto o abcesso cerebral como o empiema subdural podem provocar dores de cabeça, sonolência, convulsões e outros sinais de disfunção cerebral. Os sintomas podem evoluir no decurso de vários dias e, sem tratamento, progridem rapidamente até causar uma perda total de consciência e a morte. A TAC e a RM são os melhores exames para chegar a um diagnóstico. Uma punção lombar é de pouca ajuda e pode ser perigosa. Em lactentes, pode por vezes inserir-se uma agulha directamente no empiema através da fontanela (o ponto mole entre os ossos do crnio) para drenar o pus, aliviar a pressão e ajudar a estabelecer o diagnóstico.
|