Page principale  |  Contacte  

Adresse mail:

Mot de Passe:

Enrégistrer maintenant!

Mot de passe oublié?

TUDO EM PORTUGAL
Joyeux Anniversaire isabelmimoso1!
 
Nouveautés
  Rejoindre maintenant
  Rubrique de messages 
  Galérie des images 
 Archives et documents 
 Recherches et tests 
  Liste de participants
 BEM VINDOS 
 PRINCIPAL 
 QUEM SOMOS 
 REGRAS DO GRUPO 
 FELIZ NATAL 
 FELIZ ANO NOVO 
 
 
  Outils
 
GEOGRAFIA: FLORESTAS TROPICAIS
Choisir un autre rubrique de messages
Thème précédent  Thème suivant
Réponse  Message 1 de 1 de ce thème 
De: NATY-NATY  (message original) Envoyé: 07/11/2009 19:58

FLORESTAS TROPICAIS

Biomas Tropico Tropical Ecossistema

 

Nesta classificação estão incluídos dois tipos de floresta: a tropical propriamente dita e a equatorial. Embora essas florestas sejam dois ambientes diferentes, muitas vezes uma delas á apenas extensão geográfica da outra.

As florestas equatoriais do amazonas, do sudoeste da Ásia e do Congo, na África, desenvolveram-se sempre em clima úmido e quente, com mais de 1 500 mm de chuva e temperaturas médias entre 24º e 30ºC. O clima constante dá como resultado um vegetação exuberante, com folhas e flores que crescem em todas as estações. essa vegetação se desenvolve em diversos níveis; há árvores muito altas, isoladas, cuja copa fica a mais de 45 metros do solo; um pouco abaixo, entre 35 e 40 metros do solo, as copas das árvores menores formam uma cobertura de folhas bastante densa; o chão é úmido, podendo ser lodoso ou coberto de folhas e ramos mortos entre os quais crescem fetos (samambaias, avencas, etc.) e cogumelos. A umidade quente e a sombra da floresta equatorial estimulam o crescimento de uma infinidade de insetos e de animais comedores de insetos, como cobras e pássaros 9aves) que fazem seus ninhos nas árvores. a ausência de gramíneas no solo limita o número de grandes mamíferos herbívoros, como o hipopótamo, a anta e os antílopes e veados. Por outro lado, os grandes macacos sem cauda - gorilas e chimpanzés, na África; gibões, orangotangos e macacos narigudos, na Ásia - não existem em nenhum outro ambiente. a pantera e a onça, que caçam mesmo entre os ramos das árvores, são os únicos grandes carnívoros que penetram na floresta equatorial.

No Brasil, Nigéria, Guiné e Índia, a floresta equatorial se estende para o norte e para o sul formando as florestas tropicais. Nestas florestas as folhas caem na estação seca e o solo é coberto por um denso tapete de gramíneas. A floresta tropical é o habitat de muitos dos grandes mamíferos: elefante, rinoceronte, javali, leopardo e outros. Entre os grandes carnívoros estão o tigre, na Ásia, e o jaguar (onça), na América do Sul.

Nos últimos anos, porém, a floresta Amazônica, um ambiente de milhares de espécies vegetais que abriga uma vida animal abundante e diferenciada, tem sido ameaçada pelo homem que, com suas máquinas, vem abrindo grandes clareiras nessa cobertura vegetal

MAIS SOBRE FLORESTA TROPICAIS:

A floresta tropical ocorre em três regiões na Terra: na americana, na africana e na indo-malaia. No caso da americana cobre a Mata Atlntica compreendida pelo Brasil, indo ao sul até à bacia do Prata; A floresta indo-malaia é a menos continua devido à agressão milenar que vem sofrendo. Compreende a da costa da Indochina, a costa norte da Austrália, as Filipinas, Nova Guiné, Bornéo, entre outras. Das três, a menor área de floresta tropical é a africana, que compreende a Libéria, o golfo da Guiné, e principalmente a região da bacia do rio Congo.

 


Foto tirada na Região de Olho dÁgua município de Pontal do Paraná, Planície Litornea ParanáSomando-se todas estas áreas temos aproximadamente 17 milhões de km² de florestas tropicais, isto significa que 20% das terras do planeta ainda estão com razoável cobertura vegetal, apesar das tentativas dos seres humanos em destruí-las.

Este biosistema é composto por grande quantidade de espécies vegetais e animais,apesar do solo ser muito pobre,esta pobreza se deve ao fato de haver uma camada de areia facilitando a infiltração rápida da água,mas ocorre a decomposição da matéria orgnica (folhas,fezes etc) propiciada pela sombra ,calor e umidade,forma-se uma camada de cerca de 50 centímetros de húmus. A temperatura média anual é sempre em torno de 20º C, a pluviosidade anual aproximadamente de 1200 mm, sua localização média é na faixa entre os trópicos, daí a denominação de floresta tropical. Uma das principais características da floresta tropical é a biodiversidade vegetal e animal. Em torno de 60% de todas as espécies do planeta se encontram neste ecossistema.


Mata AtlnticaNa Floresta amazônica, em dez mil metros quadrados encontramos cerca de 100 espécies de árvores além de epífitas e cipós. A altura média das árvores gira em torno de 55 metros, a quantidade de espécies de insetos e animais ainda é desconhecida.

Em caso de desmatamento, a perda é imensa, pois a biodiversidade é tão localizada e variável que, ao fazer uma queimada, podem ser destruídas espécies que jamais foram conhecidas ou catalogadas. A floresta atlntica é uma floresta tropical plena associada aos ecossistemas costeiros de mangues nas enseadas, foz de grandes rios, baías e lagunas de influência.

Ver tropico



Premier  Précédent  Sans réponse  Suivant   Dernier  

 
©2025 - Gabitos - Tous droits réservés