Nesta classificação estão incluídos dois tipos de floresta: a tropical propriamente dita e a equatorial. Embora essas florestas sejam dois ambientes diferentes, muitas vezes uma delas á apenas extensão geográfica da outra.
As florestas equatoriais do amazonas, do sudoeste da Ásia e do Congo, na África, desenvolveram-se sempre em clima úmido e quente, com mais de 1 500 mm de chuva e temperaturas médias entre 24º e 30ºC. O clima constante dá como resultado um vegetação exuberante, com folhas e flores que crescem em todas as estações. essa vegetação se desenvolve em diversos níveis; há árvores muito altas, isoladas, cuja copa fica a mais de 45 metros do solo; um pouco abaixo, entre 35 e 40 metros do solo, as copas das árvores menores formam uma cobertura de folhas bastante densa; o chão é úmido, podendo ser lodoso ou coberto de folhas e ramos mortos entre os quais crescem fetos (samambaias, avencas, etc.) e cogumelos. A umidade quente e a sombra da floresta equatorial estimulam o crescimento de uma infinidade de insetos e de animais comedores de insetos, como cobras e pássaros 9aves) que fazem seus ninhos nas árvores. a ausência de gramíneas no solo limita o número de grandes mamíferos herbívoros, como o hipopótamo, a anta e os antílopes e veados. Por outro lado, os grandes macacos sem cauda - gorilas e chimpanzés, na África; gibões, orangotangos e macacos narigudos, na Ásia - não existem em nenhum outro ambiente. a pantera e a onça, que caçam mesmo entre os ramos das árvores, são os únicos grandes carnívoros que penetram na floresta equatorial.
No Brasil, Nigéria, Guiné e Índia, a floresta equatorial se estende para o norte e para o sul formando as florestas tropicais. Nestas florestas as folhas caem na estação seca e o solo é coberto por um denso tapete de gramíneas. A floresta tropical é o habitat de muitos dos grandes mamíferos: elefante, rinoceronte, javali, leopardo e outros. Entre os grandes carnívoros estão o tigre, na Ásia, e o jaguar (onça), na América do Sul.
Nos últimos anos, porém, a floresta Amazônica, um ambiente de milhares de espécies vegetais que abriga uma vida animal abundante e diferenciada, tem sido ameaçada pelo homem que, com suas máquinas, vem abrindo grandes clareiras nessa cobertura vegetal
MAIS SOBRE FLORESTA TROPICAIS:
A floresta tropical ocorre em três regiões na Terra: na americana, na africana e na indo-malaia. No caso da americana cobre a Mata Atlntica compreendida pelo Brasil, indo ao sul até à bacia do Prata; A floresta indo-malaia é a menos continua devido à agressão milenar que vem sofrendo. Compreende a da costa da Indochina, a costa norte da Austrália, as Filipinas, Nova Guiné, Bornéo, entre outras. Das três, a menor área de floresta tropical é a africana, que compreende a Libéria, o golfo da Guiné, e principalmente a região da bacia do rio Congo.
|
|
Foto tirada na Região de Olho dÁgua município de Pontal do Paraná, Planície Litornea ParanáSomando-se todas estas áreas temos aproximadamente 17 milhões de km² de florestas tropicais, isto significa que 20% das terras do planeta ainda estão com razoável cobertura vegetal, apesar das tentativas dos seres humanos em destruí-las.
Este biosistema é composto por grande quantidade de espécies vegetais e animais,apesar do solo ser muito pobre,esta pobreza se deve ao fato de haver uma camada de areia facilitando a infiltração rápida da água,mas ocorre a decomposição da matéria orgnica (folhas,fezes etc) propiciada pela sombra ,calor e umidade,forma-se uma camada de cerca de 50 centímetros de húmus. A temperatura média anual é sempre em torno de 20º C, a pluviosidade anual aproximadamente de 1200 mm, sua localização média é na faixa entre os trópicos, daí a denominação de floresta tropical. Uma das principais características da floresta tropical é a biodiversidade vegetal e animal. Em torno de 60% de todas as espécies do planeta se encontram neste ecossistema.
Mata AtlnticaNa Floresta amazônica, em dez mil metros quadrados encontramos cerca de 100 espécies de árvores além de epífitas e cipós. A altura média das árvores gira em torno de 55 metros, a quantidade de espécies de insetos e animais ainda é desconhecida.
Em caso de desmatamento, a perda é imensa, pois a biodiversidade é tão localizada e variável que, ao fazer uma queimada, podem ser destruídas espécies que jamais foram conhecidas ou catalogadas. A floresta atlntica é uma floresta tropical plena associada aos ecossistemas costeiros de mangues nas enseadas, foz de grandes rios, baías e lagunas de influência.
Ver tropico
|