Toxicidade no Ar
Industrialização + superpopulação + produção de lixo + sistemas de transportes pesados: isso leva a doenças facilmente perceptíveis quais sejam os traumatismos corporais por acidentes e a asma. E o que é imperceptível?
Exposição ao chumbo: em 1997, o Banco Mundial colocou dentre os 10 objetivos prioritários a retirada do chumbo do petróleo. O chumbo tem sido utilizado por décadas sendo proveniente de emissões industriais, tintas e combustíveis. Ele causa intoxicação em crianças alterando seu estado neurológico e diminuindo seu nível de inteligência. Apesar dos países ricos já terem diminuído sua emissão, os países pobres ainda mantêm altas taxas no ar.
Poluição pelo Tráfego: Existem mais de 750 milhões de carros em todo mundo. Problemas: acidentes – 750.000 mortes anualmente; poluição aérea – problemas respiratórios; chuva ácida e acúmulo global de gás carbônico.
Ondas de calor: sua freqüência irá aumentar devido ao aumento da temperatura terrestre. Seu impacto na mortalidade é maior no centro de grandes cidades onde a temperatura tende a ser mais alta durante o dia e à noite. Esse efeito tipo "ilha de calor" é causado pela presença de estruturas que retém calor como concreto e asfalto e pela obstrução de brisa e ventos pelas construções. A população mais vulnerável é a de idosos, enfermos e pobres.