A ginecologista Zilda Lopes Frazão vai conversar com os internautas sobre reposição hormonal e anticoncepcionais. Reposição hormonal deve ou não ser feita? Como funcionam os anticoncepcionais orais? Formada pela Faculdade de Medicina da Universidade Federal de Pernambuco, Zilda fez residência em ginecologia no Hospital Silvestre, do Rio de Janeiro. Atualmente trabalha no Hospital Belo Horizonte, em Minas Gerais.
A, de Porto Alegre (RS), pergunta por e-mail: Minha namorada começou a tomar anticoncepcional e está quase acabando a 1ª cartela. Estou pensando em começar a pensar em transar sem camisinha, mas estou extremamente preocupado, posto que nunca o fiz. Posso ficar tranqüilo quanto à gravidez indesejada? Precisa esperar o 1º mês para fazê-lo?
Dra. Zilda: Embora o nosso assunto seja sobre reprodução hormonal vou responder sua pergunta. A pílula ou contraceptivo oral ela te dá segurança desde o início da tomada do medicamento, portanto pode ter relação com a sua parceira sem preocupação de gravidez.
Hellen de Andrade, de Vitória (ES), pergunta por e-mail: Doutora, tenho uma irmã que está tomando o Diane e está tendo muitos efeitos colaterais no que diz respeito ao sistema imunológico. Isso é normal?
Dra. Zilda: O Diane ou qualquer terapia de reposição hormonal não interfere no sistema imunológico. O problema de sua irmã deve ser pesquisado para saber qual a origem dele
Ana Milane, de São Paulo, pergunta por e-mail: Tomei Premelle, quatro anos depois, a médica deu Respongen Conti, mas todo dia sangrava, um médico disse para não tomar mais hormônio porque aumenta o risco de cncer e me deu Livial, estou tomando há um mês e duas semanas, está tudo bem, mais engordei quatro quilos, o que você acha? Continuo ou procuro outro médico, estou me sentindo bem, não tenho mais os sintomas da menopausa, ajude-me a saber o que é melhor. Minha família tem casos de cncer.
Dra. Zilda: Todas as medicações que você cita na sua pergunta são ótimas. O Livial é uma droga diferente do Premelle e do Respongen Conti, que nós usamos quando as pacientes têm tolerncia ao estrógenos conjugados. Então a Tibolona (Livial) é uma excelente opção, nós nem usamos rotineiramente devido ao alto custo do medicamento. Já que você está se sentindo bem a minha orientação para você é continuar com o Livial e tentar controlar a "boca", ou seja, diminuir a ingestão de alimentos e aumentar os exercícios físicos.
É verdade que a reposição hormonal tem muitos efeitos colaterais?
Dra. Zilda: Existe muito mito em relação a Reposição Hormonal por isso é muito importante que você tenha uma orientação do seu ginecologista. Sem dúvida a reposição hormonal traz muitos benefícios para a mulher na idade madura. Existem algumas contra-indicações para a reposição hormonal: pacientes que tiveram cncer de mama, pacientes que tiveram trombose venosa profunda, doenças hepáticas, etc.
Elaine pergunta: As mulheres acima de 70 anos se beneficiam com a TRH?
Dra. Zilda: Sem dúvida mesmo aos 70 anos às vezes eu recebo paciente nessa faixa etária e a melhora que elas têm com a reposição hormonal é muito grande. Particularmente não vejo porque não beneficiá-las.
Fabiana pergunta: Tenho hipotiroidismo, tomo remédio. Poderei fazer uso de reposição hormonal?
Dra. Zilda: Você pode fazer uso da reposição hormonal sim, uma coisa não interfere na outra.
Dila pergunta: Quando uma mulher deve começar a fazer a reposição hormonal? Tenho 37 anos.
Dra. Zilda: Sua pergunta é muito boa. A mulher deve começar a fazer reposição hormonal quando começarem a aparecer os sintomas de deficiência hormonal, a idade varia de cada paciente, em média iniciamos em torno dos 43 em diante. Se iniciamos antes dos 40 anos denominamos Menopausa Precoce.
Vivi pergunta: Existe muita controvérsia quanto a reposição hormonal na menopausa, gostaria de saber qual a sua posição, se os tantos efeitos colaterais que sabemos que existem compensam?
Dra. Zilda: É muito pessoal a posição de cada médico, especialmente do ginecologista que lidamos diretamente com as mulheres. O efeito benéfico da TRH (Terapia de Reposição Hormonal) é tão evidente que procuramos amenizar ou tentar esclarecer para a paciente e costumo usar o termo "negociar a TRH" visando risco-benefício. Costumo conversar, passar literatura para que as minha pacientes sejam informadas das últimas considerações feitas a respeito da TRH e então eu e ela decidimos ou não pela reposição hormonal.
Elietemorbeck, de Uberlndia (MG), diz por e-mail: Mesmo tomando hormônio ainda estou sentindo ondas de calor. O que devo fazer? O medicamento que tomo chama-se ovestrion 2mg.
Dra. Zilda: Provavelmente você está precisando trocar o seu medicamento para que possa ter alívio do seu sintoma, por isso é que você deve ter acesso ao seu ginecologista e colocar para ele a boa resposta ou não da medicação por ele prescrita.
Isabel Vitiello, de Santa Cruz do Sul (RS), diz por e-mail: Tenho notado o aparecimento de pêlos nas laterais do meu rosto e no queixo. Tenho 45 anos, não tenho nenhum tipo de remédio, nem anticoncepcional, menstruo normalmente e regularmente. O que eu faço?
Dra. Zilda: Nesta faixa etária há uma diminuição da produção de estrogênio na mulher e isso faz com que ela tenha o aparecimento ou engrossamento dos pêlos de um modo geral. Isso já é indício de que você precisa ir ao seu ginecologista, conversar com ele, esse é seu problema.
Elaine pergunta: Quais os benefícios da TRH nas mamas?
Dra. Zilda: A TRH tem que ser individualizada para cada paciente. As pacientes que têm útero elas precisam usar os dois hormônios femininos estrogênio e progesterona. A progesterona têm uma ação sobre o parênquima mamário em alguns casos dando uma maior retenção de líquidos e causando dor, por isso que as pacientes ficam preocupadas em usar a TRH.
Mel pergunta: Gostaria de saber se os métodos contraceptivos de emergência são seguros e se há um tempo que se deve ter maiores cuidados ainda após começar o uso do anticoncepcional.
Dra. Zilda: A contracepção de emergência é um grande advento para a ginecologia hoje. Eles dão uma boa margem de segurança quando usado nas primeiras horas após a relação sexual (12 horas). Os contraceptivos orais hoje te dão boa segurança logo após o início da medicação, não precisa esperar os 3 meses que no passado era recomendado.
Lua pergunta: Dra. Zilda, os hormônios vegetais podem ser usados como anticoncepcionais?
Dra. Zilda: Os hormônio vegetais também chamados fitoterápicos não tem ação contraceptiva apenas estão sendo usados hoje para a melhoria dos sintomas da menopausa.
Ane pergunta: A pílula do dia seguinte é realmente eficaz?
Dra. Zilda: Sim.
Dirce pergunta: Zilda, tenho 43 anos, estava tomando anticoncepcional e parei porque não tenho vida sexual ativa, no momento. Contudo, pergunto se seria melhor continuar tomando , ou não. Já tenho idade para reposição hormonal?
Dra. Zilda: Não vejo razão para você continuar usando anticoncepcional. A suspensão do mesmo te dará condições de avaliar ou não a necessidade da reposição hormonal, ou seja, se você irá menstruar naturalmente e não sentir nenhum sintoma da menopausa (calores, suores, insônia, etc) isso significa que você não precisa fazer reposição hormonal. Mas para maiores esclarecimentos deve ir ao ginecologista.
sss pergunta: Não estou tomando pílula, posso começar a tomá-la a qualquer momento ou preciso esperar o 1º dia da menstruação?
Dra. Zilda: A pílula deve ser iniciada no primeiro dia da menstruação qualquer que seja ela.
Valéria pergunta: Boa tarde, tenho 18 anos e estou com problemas hormonais, já procurei um médico mais, ele me mandou fazer uma ultra-sonografia que não deu nada, depois de ver o resultado ela me receitou o Diane, mas não pude tomar pois me faz muito mal, e se eu não tomar um anticoncepcional eu não menstruo, o que pode ser isso? Conversando com uma amiga ele me disse que pode ser hormonal pois meu cabelo esta caindo e estou com outros sintomas também, o que a dra. me diz?
Dra. Zilda: As suas queixas correspondem a um quadro que nós denominamos de Disfunção Ovariana e o medicamento geralmente prescrito é o Diane. Por um período de até 24 meses, por isso eu aconselho a não suspender o medicamento e conversar com seu ginecologista a respeito do seu mal estar, às vezes, a troca do horário de tomada do medicamento poderá te beneficiar. Só a partir da sexta cartela é que poderá ter uma melhora da pele, do cabelo, etc.
Maria pergunta: Reposição Hormonal é obrigatória?
Dra. Zilda: A TRH é uma opção dada pelo ginecologista para que a sua paciente possa ter uma melhor qualidade de vida, mas a decisão de tomar a medicação é única e exclusivamente da paciente.
Maria pergunta: Reposição hormonal usando adesivos é eficiente?
Dra. Zilda: A Reposição Hormonal transdérmica (adesiva) é uma opção que veio atender as necessidades da mulher da faixa etária madura que já faz uso de vários medicamentos (para diabetes, hipertensão) e ela se sentia sobrecarregada (seu estômago) na ingestão de vários medicamentos, por isso o transdérmico está sendo muitíssimo bem aceito e é tão eficaz quanto o de uso oral, além de ter outras indicações por exemplo para paciente que tem alguma doença hepática, ele cai diretamente na corrente sanguínea não sendo necessária a sua metabolização no fígado.
gui pergunta: Dra. Zilda, gostaria de programar a minha gravidez para dezembro e tomo microvilar a 4 anos com posso fazer?
Dra. Zilda: É impossível para nós determinarmos se você suspendendo o uso da sua pílula em quanto tempo você vai engravidar. Por isso, suspenda a sua pílula e aguarde com calma a sua gravidez acontecer naturalmente.
Bru pergunta: Se a mulher que está grávida toma anticoncepcional o bebê corre algum risco?
Dra. Zilda: As pílulas hoje são de pequena dosagem, portanto os efeitos serão mínimos em caso de ingestão do contraceptivo na gravidez inicial. No passado alguns bebês nasciam com um aumento de pêlos no corpo devido a ingestão pela sua mãe de contraceptivos orais no início da gravidez.
Helena pergunta: A utilização de reposição hormonal em mulheres com histórico de cncer na família, porém não cncer ginecológico. É recomendável? Existem outras condutas para minimizar os efeitos da menopausa, que não sejam a injeção de hormônios?
Dra. Zilda: As pacientes que têm cncer de mama na família principalmente parentes próximos, mãe e irmãs, precisam ser orientadas criteriosamente mas isso não contra-indica a TRH e existem também algumas drogas não hormonais que minoriza os efeitos da menopausa.
Rosanna pergunta: Dra., uma mulher de 47 anos ainda pode engravidar, sendo que existe 19 anos da última gravidez?
Dra. Zilda: A gravidez é contra-indicada de um modo geral nas mulheres acima de 40 anos, quando a incidência de bebês mal-formados aumenta muito com a idade da paciente, mas hoje nós vemos pacientes com a faixa etária acima de 40 anos tendo os seus bebês. Apenas é necessário que ela tenha uma boa orientação de um ginecologista com experiência em genética e orientação de gravidez na idade mais madura.
Cristina pergunta: Dra. Zilda, gostaria de saber se o aparecimento de pelos na face tem algo relacionado com hormônios, e qual seria a maneira mais adequada de tratamento?
Dra. Zilda: Você não me falou a sua idade. Na paciente jovem o aparecimento de pêlos na face é tratado de uma forma diferente da mulher madura. Acredito que você seja jovem, por isso nós precisamos fazer uma avaliação hormonal e também ultra-sonográfica para instituir um tratamento.
Mirtinho pergunta: Sabendo que não e aconselhável dar estrogênios para pacientes com histórico de cncer, gostaria de saber por que utilizaram um implante de estradiol na apresentadora Ana Maria Braga, mesmo ela tendo um histórico de cncer.
Dra. Zilda: Na verdade, a contra-indicação seria em relação ao cncer de mama e não aos outros cnceres.
CRIS pergunta: Gostaria de saber como funciona a Tabelinha?
Dra. Zilda: A tabelinha funciona para quem tem ciclo menstrual regular. É preciso que você leve para o seu ginecologista pelo menos um período de seis menstruações e ele avalie qual é o seu intervalo ou ciclo menstrual. A tabelinha é feita em função de cada pessoa, levando em consideração que a grande maioria das mulheres menstruam com intervalo de 28 a 30 dias, o período de maior risco de uma gravidez é em torno do 14 dia. Por isso, nós colocamos um prazo de 5 dias antes e depois do 14 dia, totalizando 11 dias essa tabelinha.
Helena pergunta: Tive mãe com cncer de pulmão e pai com cncer de intestino. Tenho medo da TRH, ao mesmo tempo, gostaria dos efeitos benéficos que ela encerra. Neste pesar e medir, o que será que vale a pena?
Dra. Zilda: Posso dizer para você não ficar com receio da TRH, algumas pacientes iguais a você desenvolvem o que nós chamamos de cancerofobia, e você deixa de ter os benefícios que são muitos da TRH. Costumo fornecer revistas, livros para que essa pacientes possam se informar a respeito dos benefícios e então elas fazem a opção consciente da TRH.
Moreno pergunta: Com que idade é recomendável se fazer o uso do anticoncepcional? Existe anticoncepcional para homens?
Dra. Zilda: O início do uso do anticoncepcional é determinado pelo início da vida sexual pois isso implica em responsabilidade de uma gravidez não desejada. Até o presente não existe anticoncepcional para homens, o que é lamentável para nós mulheres.
Mariana pergunta: Quais os efeitos colaterais das pílulas injetáveis? Todas essas interrompem o ciclo menstrual?
Dra. Zilda: A contracepção injetável pode determinar a menstruação mensal ou interromper a menstruação. A decisão é de seu ginecologista e você (negociação). De um modo geral os efeitos da contracepção injetável é bem menor do que o da contracepção oral.
Wagner pergunta: É possível a gravidez mesmo utilizando preservativo... Qual o período que a mulher poderá engravidar? E qual o período que não poderá?
Dra. Zilda: O preservativo é usado por muitos pacientes com relativa segurança, depende muito de quem o usa. O período que a mulher engravida é o chamado período fértil ou seja a metade do seu ciclo menstrual.
Gisele pergunta: Tomei anticoncepcional por 6 anos e hoje não estou conseguindo engravidar, fui ao médico e ele me falou que tenho o sistema reprodutor saudável. Isso pode ser em decorrência do uso de anticoncepcionais?
Dra. Zilda: Os anticoncepcionais hoje estão muito aprimorados. Nós já estamos na quinta década de estudo das pílulas, por isso nós podemos te afirmar que a sua dificuldade para engravidar não tem nada a ver com o uso do anticoncepcional por seis anos, e o seu ginecologista já comprovou que você está bem. Espere mais um pouco, se não conseguir engravidar procure um Esterileuta, médico especializado em fertilidade.
Rosa pergunta: Olá Dra.! Como vai? Eu faço reposição hormonal faz 2 anos. Tenho 44 anos.Ainda menstruo.Tenho tido cólicas menstruais horríveis. Isto é normal?
Dra. Zilda: As cólicas apareceram depois da TRH? Se isso for verdade volte ao ginecologista e informe a ele o seu sintoma.
Aos internautas: Gostaria de deixar uma mensagem para vocês que não tenham medo de usar a TRH. Ela beneficia por demais as mulheres na faixa etária da maturidade, apenas não deixem de seguir a orientação de seu ginecologista. Obrigada.
|