البريد الإلكتروني

كلمة السر:

سجّل نفسك الآن

هل نسيت كلمتك السر؟

TUDO EM PORTUGAL
 
مستجدات
  أدخل الآن
  جدول الرسائل 
  معرض الصور 
 الملفات والوتائق 
 الإحصاء والنص 
  قائمة المشاركين
 BEM VINDOS 
 PRINCIPAL 
 QUEM SOMOS 
 REGRAS DO GRUPO 
 FELIZ NATAL 
 FELIZ ANO NOVO 
 
 
  أدوات
 
FILOSOFIA: Anarquismo ilegalista e Niilismo
إختار ملف آخر للرسائل
الفقرة السابقة  الفقرة التالية
جواب  رسائل 1 من 1 في الفقرة 
من: NATY-NATY  (الرسالة الأصلية) مبعوث: 16/11/2009 21:10
Anarquismo ilegalista e Niilismo
Crystal Clear app xmag.pngVer artigo principal: anarco-ilegalismo e niilismo

Tendo suas bases na filosofia anarcoindividualista em um contexto de grande perseguição e violência por parte dos estados nacionais para com os libertários o anarco-ilegalismo ganhou força no final do século XIX na forma de ciclos de retaliação, vingança, sabotagem e assassinatos orquestrados entre estadistas (reis, generais e presidentes) e os ilegalistas, minoritários entre os libertários, em sua maioria adeptos da chamada propaganda pelo Ato.

Acreditavam os ilegalistas que através de atos de violência e assassínios de figuras chave do capitalismo seria possível alcançar um momento revolucionário onde o estado e a dominação capitalista seriam abolidos. Sua forma mais radical surgiu na Rússia onde na luta contra o estado e diante de um alto grau de repressão, diversos revolucionários em sua guerra contra o poder consideravam que os poderes do estado deveriam ser derrubados fosse qual fosse o custo. Este movimento ficou conhecido como Niilismo e teve entre suas principais figuras o revolucionário Sergey Nechayev.

Tais ações na medida em que serviam de base para propaganda antianarquista bem como justificativa para amplas perseguições a grupos libertários sem qualquer envolvimento, foram amplamente refutadas por muitos outros anarquistas que as consideravam ineficientes, nocivas e contra produtivas.

A despeito dos anarcoilegalistas e niilistas serem muito poucos se comparados às demais vertentes, fundamentados em seus atos os propagandistas do anti-anarquismo trabalharam durante muito tempo com o intuito de associar o anarquismo as imagens da bomba, do punhal, assim como ao caos. Como em muitos casos, mais tarde outros grupos anarquistas adotariam tais imagens como seus próprios símbolos.



أول  سابق  بدون إجابة  لاحق   آخر  

 
©2024 - Gabitos - كل الحقوق محفوظة