Correo electrónico:

Contraseña:

Registrarse ahora!

¿Has olvidado tu contraseña?

TUDO EM PORTUGAL
 
Novedades
  Únete ahora
  Panel de mensajes 
  Galería de imágenes 
 Archivos y documentos 
 Encuestas y Test 
  Lista de Participantes
 BEM VINDOS 
 PRINCIPAL 
 QUEM SOMOS 
 REGRAS DO GRUPO 
 FELIZ NATAL 
 FELIZ ANO NOVO 
 
 
  Herramientas
 
FILOSOFIA: A queda de Rivera e a nova República
Elegir otro panel de mensajes
Tema anterior  Tema siguiente
Respuesta  Mensaje 1 de 1 en el tema 
De: NATY-NATY  (Mensaje original) Enviado: 16/11/2009 21:26
A queda de Rivera e a nova República

A CNT inicialmente deu boas-vindas a República como uma alternativa preferível a ditadura, apesar de manter os princípios de que qualquer tipo de estado é inerentemente venenoso, as vezes variam em grau de severidade.

Apesar disso, a relação não durou muito tempo. Uma greve dos trabalhadores do setor telefônico levou a uma luta nas ruas entre a CNT e as forças do governo; o exército usou armas de fogo contra os trabalhadores. Uma greve similar estourou poucas semanas depois em Sevilha; vinte anarquistas foram assassinados e 100 terminaram feridos depois que o exército sitiou o ponto de encontro da CNT e destruiu sua artilharia. Uma insurreição ocorreu em "Alto Llobregat", onde os mineiros tomaram controle do povo e içaram bandeiras vermelhas e negras nos salões do povo.

Estas ações provocaram que a repressão do governo se tornou mais áspera. Alguns dos mais ativos anarquistas, incluindo Durruti e Ascaso, foram deportados para o território espanhol na África. Isso provocou protestos e uma insurreição em Tarrasa, onde, como em Alto Llobregat, os trabalhadores tomaram o povo e içaram suas bandeiras. Outra insurreição falida tomou lugar em 1933, quando grupos anarquistas atacaram os quartéis militares com a esperança de que dentro encontrariam apoio. O governo ja estava ao par destes planos e rapidamente suprimiu a revolta.

Nenhuma destas ações teve existo. Elas terminaram com milhares de anarquistas presos e um grupo ferido. Ao mesmo tempo, a luta corpo a corpo (instigada pelos chamados "treintistas") feriram a unidade da luta anarquista.



Primer  Anterior  Sin respuesta  Siguiente   Último  

 
©2024 - Gabitos - Todos los derechos reservados