Período Especial
Com a queda da União Soviética, que na década de 1990 era principal comprador de cana-de-açúcar e principal exportador de petróleo, contribuindo para a economia cubana, a ilha entra no chamado 'Período Especial'. A agricultura passa a ser o meio de subsistência mais valorizado e com maior investimento. Infelizmente Cuba viveu um período de seca nos anos seguintes o que fez a economia reduzir seu crescimento ainda mais. Neste sentido o governo tomou uma série de medidas,entre elas investir no turismo.
Vítima do bloqueio norte-americano, Cuba teve milhões de dólares de prejuízo, uma vez que os EUA vendiam os bens necessários a um preço elevadíssimo bem como proibiram o envio de bens a familiares.
Em 1995 é criada a lei Helms-Burton que proíbe qualquer investimento de empresas estrangeiras em Cuba. Ainda assim nos anos seguintes a economia cresceu sobretudo na área da agricultura e turismo. Atualmente Cuba tem desenvolvido sua indústria turística com alguma abertura ao capital estrangeiro, grandes redes de hotéis possuem instalações em Cuba; este plano tem sido bem sucedido graças à excentricidade da Ilha Caribenha que atrai turistas de todo o mundo para conhecer o país