Page principale  |  Contacte  

Adresse mail:

Mot de Passe:

Enrégistrer maintenant!

Mot de passe oublié?

TUDO EM PORTUGAL
Joyeux Anniversaire isabelmimoso1!
 
Nouveautés
  Rejoindre maintenant
  Rubrique de messages 
  Galérie des images 
 Archives et documents 
 Recherches et tests 
  Liste de participants
 BEM VINDOS 
 PRINCIPAL 
 QUEM SOMOS 
 REGRAS DO GRUPO 
 FELIZ NATAL 
 FELIZ ANO NOVO 
 
 
  Outils
 
HISTORIA: Os Açores
Choisir un autre rubrique de messages
Thème précédent  Thème suivant
Réponse  Message 1 de 1 de ce thème 
De: NATY-NATY  (message original) Envoyé: 23/11/2009 00:21

[editar] Os Açores

Em 1427, dão-se os primeiros contactos com o arquipélago dos Açores por Diogo de Silves. Ainda nesse ano é descoberto o grupo oriental dos Açores, (São Miguel e Santa Maria). Segue-se o descobrimento do grupo central (Terceira, Graciosa, São Jorge, Pico e Faial). Em 1452 o grupo ocidental (Flores e Corvo) é descoberto por João de Teive.

Para que os colonos pudessem cultivar as terras foi necessário desbastar densos arvoredos que proporcionavam matéria-prima para exportação, para produção escultórica (cedro) e para a construção naval. O cultivo de cereais e a criação de gado foram as actividades predominantes, com o trigo a registar uma produção considerável. A exploração do pastel e da urzela para tinturaria atingiu o seu auge precisamente quando a produção de cana-de-açúcar, tentada sem grandes resultados, e de trigo entraram em decadência.

Os arquipélagos dos Açores e da Madeira, territórios desabitados até à altura do seu descobrimento, foram colonizados desde o início do século XV, tal como o sul do Continente Português, maioritariamente por portugueses, embora também com alguns estrangeiros europeus, maioritariamente flamengos e italianos. Ainda paralelamente ao sul do Continente, receberam posteriormente uma larga população africana escrava, sobretudo na Madeira, que tal como no sul do Continente se veio a dissolver mais tarde na homogeneização da população portuguesa.

Sujeitas desde o início ao regime senhorial, tal como o resto do país, as Ilhas foram integradas na estrutura centralizada do Reino pelo Marquês de Pombal, no sc. XVIII, quando extinguiu esse regime senhorial e instituiu as capitanias-gerais, antecessoras dos distritos autónomos do liberalismo oitocentista.

Com efeito, nos Açores as capitanias donatárias haviam sido extintas em 1766, anterioremente ao dos restantes senhorios do Continente, ficando a autoridade do Governo centralizada no capitão-general, com sede em Angra. A 26 de Janeiro de 1771 os Açores foram oficialmente declarados província de Portugal.

As ilhas portuguesas tornaram-se constitucionalmente, em 1976, regiões autónomas de Portugal, Estado unitário, não podendo ser consideradas partes do Império, que tanto aliás ajudaram a colonizar.



Premier  Précédent  Sans réponse  Suivant   Dernier  

 
©2025 - Gabitos - Tous droits réservés