*Saltimbocca alla Romana*
Hummmm, que cozinha mais bem arranjadinha!!!!! Limpinha e novinha em folha.
Eu sei, eu sei que deveria dar a prioridade á dona da casa para a estreár, mas se como sou um xapárro mta bruto!!! Nam tou com meias medidas, vou já sujar tudo e…..ela que a limpe em PRIMEIRA MÃO!!!!!.....hihihihi.
***
Ingredientes:
*400 gr. De bifinhos de vitela
( bifinhos fininhos com ca. de 50 gr. cada um )
*4-6 c.s. de azeite
( pode tb optar por ca. de 60-80 gr. de margarina )
*Ca. de 150 gr. de presunto
*1 copo de vinho branco
*Meio limão
*Ca. de 8-10 folhas de Salva
( na falta de Salva pode usar folhas de hortelã )
*Sal q.b.
*Pimenta q.b.
*Farinha
Preparação:
Bata os bifinhos ( se possivel com a parte lisa do martelo, de jeito a que não se notem as marcas dos dentes do martelo na carne ) e elimine eventuais gorduras.
Tente obter bifinhos mais ou menos de igual tamanho e não muito grandes.
Passe os bifinhos de ambos os lados pela farinha, depois coloque uma fatia de presunto em cima de cada bifinho e uma folha de salva ( a salva pode ser posicionada por cima do presunto ou entre o presunto e a carne ), prenda o tudo com um palito ( ver imagem ).
Aloure os Saltimboccas no tacho com o azeite ou com ca. de 40 gr. de margarina, iniçiando pela parte do presunto ( não deixando fritar muito ) e logo a seguir vire os saltimboccas, tempere com o sal e a pimenta e junte um poco de vinho branco.
Deixe ferver, obtendo uma cozedura leve e sem que os saltimboccas fiquem tipo ( borracha IoI ).
Retire os saltimboccas do tacho e coloque-os no prato ( 2-3 por pessoa ), entretanto junte um pouco de agua morna ao resto que ficou no tacho e mexa com uma colher de páu, de modo a derreter as partes carameladas que se foram formando, junte o sumo de meio limão, deixe ferver um pouco ( não muito, apenas até obter um molho ligeiramente cremoso ) e régue os saltimboccas com esse molho.
Eu pessoalmente costumo acompanhar com espinafres raládos com natas e Risotto alla Milanese, mas pode acompanhar com batata frita, puré de batata, Polenta e etc. dependendo do gosto de cada um.
Como todas as receitas, ésta é uma receita que cada um faz um pouco ao seu gosto, por exemplo: pode em vez de limão, usar conhaque, vinho da madeira ou marraschinno, pode em vez de azeite usar margarina e etc. … use a sua fantasia.
Bom Apetite e…..bons saltos prá boca IoI.
