|
General: Natal reciclado
Elegir otro panel de mensajes |
|
De: Ceuzita (Mensaje original) |
Enviado: 14/12/2009 18:54 |
Natal Responsável
By Roberto Faria
A cidade de São Paulo foi invadida por árvores de natal neste último final de semana.
Criadas por Eduardo Srur, já conhecido na cidade por suas intervenções inusitadas – como Bikes, Caiaques e Antenas – estas árvores fazem parte do projeto Natal Sustentável, patrocinado pela Caixa.
Feitas inteiramente em material reciclável ou reaproveitado, cada
árvore mede cerca de 5 metros de altura e ainda conta com um sistema de
auto-iluminação, graças a energia fornecida por um painel solar montado
sobre elas.
São 32 árvores espalhadas pela capital, que ficarão expostas até o dia 6 de janeiro.
NATAL RECICLADO
De 6 de dezembro deste ano a 6 de janeiro de 2009, quem mora ou
passa por São Paulo (capital) poderá conferir dez árvores de natal que
a Natura Cosméticos instalou em
seis pontos diferentes da cidade. As obras, cada uma com 12 metros de
altura, foram feitas a partir de materiais reciclados e recicláveis
pelo artista Eduardo Srur – o mesmo que expôs garrafas PET gigantes na
Marginal Tietê durante a mostra Quase Líquido, do Itaú Cultural (veja post abaixo).
Algumas das árvores serão acompanhadas de letras de dois metros de
altura, feitas da mesma matéria-prima das árvores, que formarão a
expressão “Feliz Brasil”. Durante os finais de semana, o público poderá
colorir as letras da palavra “Brasil” com cartões de natal. As árvores
serão iluminadas à noite a partir de um sistema de energia solar
próprio da instalação. No final do período de festas, nada de
desperdício. As instalações serão recicladas e o material enviado a
organizações da sociedade civil para a produção de novos objetos.
|
|
|
|
|
|
Primer
Anterior
2 a 12 de 12
Siguiente
Último
|
|
Teatro municipal... que saudadeda minha cidade! |
|
|
|
(foto: Aldeia) Você faz, ainda que em pequena escala, algum tipo de artesanato utilizando material reciclado? Entra em contato comigo? faby(arroba)rainhasdolar.com |
|
|
|
Natal Sustentável
Dezembro 23, 2008 por embalagemsustentavel
O Natal, nos últimos anos acabou se transformando no dia mundial do consumo e desperdício. Muitos esqueceram os reais valores do Natal. Data para comemorar o nascimento de Jesus reunindo a família em sua homenagem. Trocas de presentes deveriam ser apenas símbolos dessa união e integração das pessoas, mas acabou se transformando no principal do Natal.
Por isso, que tal retomar os valores do natal, resgantando esse valores de fraternidade e amor, e agora de uma forma mais sustetável.
Algumas dicas para um Natal mais sustentável:
COMPRANDO PRESENTES
* Analise as suas compras. Assim você evita desperdício. * Faça uma lista antes de sair de casa. Coloque os nomes de quem você vai presentear e, ao lado, o tipo de presente que a pessoa gostaria de ganhar. Depois, analise cada opção e escolha o que for ambientalmente correto. * Para selecionar um presente ambientalmente amigável, verifique a matéria prima usada para produzi-lo. O produto não deve conter substncia perigosa para a saúde, ou componentes retirados de espécies ameaçadas, como mogno. * Outro ponto é o método da produção. Só aceite produtos cuja elaboração não usou de crueldade para com animais. Também pense nas pessoas. Não compre, se a fabricação do objeto abusou da mão de obra infantil ou feriu os direitos trabalhistas. * Dê preferência a produtos artesanais. * Avalie quem está vendendo. Adquirindo produtos de uma entidade ecológica, por exemplo, você beneficia projetos ambientais por ela desenvolvidos. * Agora, analise como o presente será usado. Por exemplo, criança gosta de brinquedo. Escolha um que não precisa de pilhas. Assim você incentiva a criatividade e a coordenação motora. E pilha polui o ambiente, durante e depois da fabricação. * Eletrodomésticos devem ter um selo informando o consumo de eletricidade. Se esta for sua opção de presente, aproveite para comprar um produto que gasta menos energia. É bom para o bolso de quem ganha e para o ambiente. * Embalagem é bonita, mas pode gerar montanhas de lixo, na forma de papel de presente e fitas. Se o pacote não puder ser reutilizado, esqueça. É dinheiro que vira poluição. * Faça embalagens com material reciclado. Pode ser com embalagens usadas, ou restos de outros presentes que ganhou.
Flávio Marconato, da loja Secreta Saudade, ensina a fazer embrulhos criativos para os seus presentes de Natal
http://revistacasaejardim.globo.com/Casaejardim/0,25928,EJE1693341-4245,00.html
FAçA PRESENTES
* Você não precisa comprar. Pode fabricar seus presentes. Que tal preparar uma receita culinária por exemplo reaproveitando folhas e talos de hortaliças num exclusivo suflê para a ceia dos amigos? Biscoitos e docinhos também fazem o maior sucesso. * Suas plantas se reproduziram muito na primavera? Faça novos vasos bem caprichado para presentear os amigos. Custa pouco além de ser presente simpático e duradouro. * Outra boa idéia é inventar seu próprio cartão. Por que não fazer uma colagem com folhas secas? O charme fica ainda maior se a base for papel reciclado. * E como a natureza é a forma mais barata e sincera de presentear, olhe à sua volta. Que tal usar flores e folhas secas para compor um belo quadro? Com uma moldura simples, você terá um presente bem seu.
ÁRVORE DE NATAL
* Não sacrifique um pinheiro vivo para enfeitar seu lar. Escolha árvore com raiz, se puder replantar depois. * Outra idéia é colocar enfeites natalinos nas plantas de sua casa. Pode ficar lindo! * Também dá para usar bolas e fitas coloridas, num arranjo que aproveite galhos já caídos, para compor uma árvore estilizada decorando sua sala. * Use sua criatividade e crie enfeites com embalagens usadas. Vejam os exemplos abaixo:
Decoração de Natal em Campos de Jordão com garrafa
|
|
|
|
Árvore de Natal feita com latas de alumínio pintadas – exposta no Natal do Banco Real, Av Paulista – SP |
|
|
|
Presentes, em geral, vem em belas embalagens, que costumam ser rasgadas e imediatamente dispensadas. Basta pensar em milhões de famílias fazendo o mesmo, para deduzir quanto lixo uma noite natalina pode produzir. A compra dos presentes nem sempre é bem planejada. Mas o consumidor é poderoso. Se todos comprassem só presentes ambientalmente amigáveis, as indústrias deixariam de fabricar produtos prejudiciais e o comércio deixaria de vendê-los. Siga estas dicas e promova um Natal Ecologicamente Sustentável. Sem esquecer que mais importante de que comprar é confraternizar.
COMPRANDO PRESENTES
* A primeira dica é analisar suas compras. Assim você evita desperdício. Há quem chame este método de preciclagem. * Faça uma lista antes de sair de casa. Coloque os nomes de quem você vai presentear e, ao lado, o tipo de presente que a pessoa gostaria de ganhar. Depois, analise cada opção e escolha o que for ambientalmente correto. * Para selecionar um presente ambientalmente amigável, verifique a matéria prima usada para produzi-lo. O produto não deve conter substncia perigosa para a saúde, ou componentes retirados de espécies ameaçadas, como mogno. * Outro ponto é o método da produção. Só aceite produtos cuja elaboração não usou de crueldade para com animais. Também pense nas pessoas. Não compre, se a fabricação do objeto abusou da mão de obra infantil ou feriu os direitos trabalhistas. * Dê preferência a produtos artesanais. * Avalie quem está vendendo. Adquirindo produtos de uma entidade ecológica, por exemplo, você beneficia projetos ambientais por ela desenvolvidos. * Agora, analise como o presente será usado. Por exemplo, criança gosta de brinquedo. Escolha um que não precisa de pilhas. Assim você incentiva a criatividade e a coordenação motora. E pilha polui o ambiente, durante e depois da fabricação. * Eletrodomésticos devem ter um selo informando o consumo de eletricidade. Se esta for sua opção de presente, aproveite para comprar um produto que gasta menos energia. É bom para o bolso de quem ganha e para o ambiente. * Embalagem é bonita, mas pode gerar montanhas de lixo, na forma de papel de presente e fitas. Se o pacote não puder ser reutilizado, esqueça. É dinheiro que vira poluição.
FAçA PRESENTES
* Você não precisa comprar. Pode fabricar seus presentes. Que tal preparar uma receita culinária por exemplo reaproveitando folhas e talos de hortaliças num exclusivo suflê para a ceia dos amigos? Biscoitos e docinhos também fazem o maior sucesso. * Suas plantas se reproduziram muito na primavera? Faça novos vasos bem caprichado para presentear os amigos. Custa pouco além de ser presente simpático e duradouro. * Outra boa idéia é inventar seu próprio cartão. Por que não fazer uma colagem com folhas secas? O charme fica ainda maior se a base for papel reciclado. * E como a natureza é a forma mais barata e sincera de presentear, olhe à sua volta. Que tal usar flores e folhas secas para compor um belo quadro? Com uma moldura simples, você terá um presente bem seu.
ÁRVORE DE NATAL
* Não sacrifique um pinheiro vivo para enfeitar seu lar. Escolha árvore com raiz, se puder replantar depois. * Outra idéia é colocar enfeites natalinos nas plantas de sua casa. Pode ficar lindo! * Também dá para usar bolas e fitas coloridas, num arranjo que aproveite galhos já caídos, para compor uma árvore estilizada decorando sua sala.
CEIA ECOLÓGICA
* Evite os enlatados e alimentos com embalagem demais. Prefira os produtos a granel, que são mais frescos e mais baratos. * Não se esqueça de levar sua sacola quando for às compras, para evitar aquele monte de plástico que as lojas oferecem para guardar suas compras. * Se o produto industrializado é essencial para a ceia, não arrisque a saúde dos que participarem dela. Ao comprar, verifique o prazo de validade do produto. E só adquira, se estiver exposto em local adequado para a sua conservação. * Não use copos ou talheres descartáveis em sua festa. Também recuse toalhas e guardanapos descartáveis. Podem parecer práticos, mas poluem o meio ambiente. É o contrário de um presente para a mãe-natureza. * Dica final: papel toalha e guardanapos fazem parte daqueles papeis que, na fabricação, foram alvejados com cloro. Cloro libera dioxina na atmosfera, que é um gás cancerígeno. Recupere os hábitos que serviram a seus pais e avós. Use guardanapos e toalhas de pano. Além de tudo, são mais chiques!
OS 3 R NO NATAL
* Ao ganhar um presente, não rasgue o pacote. Abra cuidadosamente e separe a embalagem. Procure reutilizá-la. Por exemplo, um belo papel pode servir para encapar um livro. Uma caixa pode ser usada para guardar objetos. * Se não der para reutilizar a embalagem do presente que ganhou, faça a separação. Num monte, junte os papéis. Em outro, coloque os plásticos. Num terceiro, deixe o que for vidro e o que for metal. Depois, encaminhe estes materiais para quem recicla. * Mas o melhor mesmo, é evitar desperdício. Recuse embalagem que não seja reutilizável, na hora de comprar o presente. E aproveite para, antes da festa, discutir e divulgar esta idéia com quem for participar. Afinal, não desperdiçar pode ser o maior presente de Natal para o meio ambiente.
fo
|
|
|
|
Enfeites ecológicos de Natal
Colectado por evolução conteúdos como: imagem
Que tal resgatar o artesão que há dentro de você e fazer você mesmo seus enfeites e decorações de Natal utilizando materiais que estejam à mão dentro de sua casa, como jornais velhos, sacolas plásticas e garrafas pet?
Descubra, por exemplo, como fazer estrelas de Natal usando CDs usados, tinta, tesoura e uma escova de dente velha, no blog A Arte em Reciclar. Ou a fazer uma bela árvore com fundos de garrafas pet lendo o blog do Rodrigo Barba.
Conheça também outras idéias criativas, como aprender a fazer um presépio com canudos de jornal, pinheirinhos de papel ou guirlandas com sacolas plásticas.
Outro destaque da coleção Recycline, composta unicamente por trabalhos de design feitos com garrafas pet, são os suportes para velas.
É possível encomendar os produtos da Ryter Design no site da empresa, mas o fato é que eles também servem como inspiração para que aquelas garrafas vazias que vão parar no lixo possam ser reaproveitadas de formas tão criativas como fez o estúdio suíço.
|
|
|
|
|
Meio Ambiente
NATAL RECICLADOSe existe alguma coisa que o mundo inteiro está de acordo é que jogar lixo nas vias públicas, seja pela janela do carro, do ônibus ou em qualquer outra situação tornou-se um péssimo hábito que além de tirar a beleza das cidades pode causar sérios transtornos como entupimento de bueiros que provocam enchentes desastrosas nas épocas de chuva e que trás grandes prejuízos para os cidadãos e para os cofres públicos, ou seja, para o seu próprio bolso. Muitos dizem que esse mau hábito é questão de educação. “Jogar lixo no chão é uma atitude péssima, de pessoas mal educadas” diz a aposentada Maria Estevão que não pensa duas vezes em repreender quando vê alguém cometendo tal ato. Mas e você, joga lixo onde não deveria? Aquele papel de bala, aquela latinha de refrigerante, onde vai parar? Bem, se você jogar no lugar certo tenha certeza que muito provavelmente pode ganhar outras utilidades nas mãos de artistas plásticos e artesãos que abraçam verdadeiramente e na prática a idéia do “ecologicamente correto”. Nas mãos deles latas de alumínio são transformadas em bolsas, colares, pulseiras. Garrafas de refrigerante, as famosas PET , são transformadas em brinquedos, objetos decorativos e até em mobília e muitos não deixam a desejar se comparado aos produtos industrializados, tanto em beleza quanto em eficiência. E é com garrafas PET , que muitos de nós considera lixo, que a artesã Carla Cordeiro teve a idéia de montar uma imensa decoração de Natal. Carla virou um artista PET após ganhar o desafio de decorar a cidade de Itanhandu em Minas Gerais no ano de 2005 e de lá para cá só tem aumentado sua produção criativa e a admiração dos que vêem na reciclagem uma forma de preservar e respeitar a Mãe Natureza. Os enfeites produzidos pela artista são extremamente criativos e inovadores. Grandes quantidades de garrafas que viram árvores de natal, bonecos de neve e guirlandas, que se não fossem parar em mãos certas, se fossem jogadas na rua, em rios como muitos fazem, esses objetos estariam poluindo e causando transtornos presentes que dirá os futuros. Carla não está sozinha, inúmeras pessoas acompanham trabalhos realizados com material reciclado no site Arte Reciclada ( www.artereciclada.com.br) de Ricardo Ricchini. Lá as pessoas encontram dicas e até mesmo passo a passo como fazer em casa produtos a partir de objetos que seriam descartados e inutilizados. Para ele, “o incentivo a transformação de resíduos descartados em decoração ou utensílios, principalmente em cidades de pequeno porte, tem uma função ambiental importantíssima, pois tem um forte poder de conscientização para a problemática do lixo, além de gerar renda”. Então o que você está esperando. Separe aí na sua casa os objetos recicláveis e ponha sua criatividade em prática. Basta querer. Se cada um de nós tiver a consciência de nos preocuparmos com o meio ambiente não jogando lixo nas ruas e reaproveitando com criatividade o material reciclado podemos sim fazer a diferença. | Se existe alguma coisa que o mundo inteiro está de acordo é que jogar lixo nas vias públicas, seja pela janela do carro, do ônibus ou em qualquer outra situação tornou-se um péssimo hábito que além de tirar a beleza das cidades pode causar sérios transtornos como entupimento de bueiros que provocam enchentes desastrosas nas épocas de chuva e que trás grandes prejuízos para os cidadãos e para os cofres públicos, ou seja, para o seu próprio bolso.
Muitos dizem que esse mau hábito é questão de educação. “Jogar lixo no chão é uma atitude péssima, de pessoas mal educadas” diz a aposentada Maria Estevão que não pensa duas vezes em repreender quando vê alguém cometendo tal ato. Mas e você, joga lixo onde não deveria? Aquele papel de bala, aquela latinha de refrigerante, onde vai parar? Bem, se você jogar no lugar certo tenha certeza que muito provavelmente pode ganhar outras utilidades nas mãos de artistas plásticos e artesãos que abraçam verdadeiramente e na prática a idéia do “ecologicamente correto”. Nas mãos deles latas de alumínio são transformadas em bolsas, colares, pulseiras. Garrafas de refrigerante, as famosas PET , são transformadas em brinquedos, objetos decorativos e até em mobília e muitos não deixam a desejar se comparado aos produtos industrializados, tanto em beleza quanto em eficiência. E é com garrafas PET , que muitos de nós considera lixo, que a artesã Carla Cordeiro teve a idéia de montar uma imensa decoração de Natal.
Carla virou um artista PET após ganhar o desafio de decorar a cidade de Itanhandu em Minas Gerais no ano de 2005 e de lá para cá só tem aumentado sua produção criativa e a admiração dos que vêem na reciclagem uma forma de preservar e respeitar a Mãe Natureza. Os enfeites produzidos pela artista são extremamente criativos e inovadores.
Grandes quantidades de garrafas que viram árvores de natal, bonecos de neve e guirlandas, que se não fossem parar em mãos certas, se fossem jogadas na rua, em rios como muitos fazem, esses objetos estariam poluindo e causando transtornos presentes que dirá os futuros.
Carla não está sozinha, inúmeras pessoas acompanham trabalhos realizados com material reciclado no site Arte Reciclada (www.artereciclada.com.br) de Ricardo Ricchini. Lá as pessoas encontram dicas e até mesmo passo a passo como fazer em casa produtos a partir de objetos que seriam descartados e inutilizados. Para ele, “o incentivo a transformação de resíduos descartados em decoração ou utensílios, principalmente em cidades de pequeno porte, tem uma função ambiental importantíssima, pois tem um forte poder de conscientização para a problemática do lixo, além de gerar renda”.
Então o que você está esperando. Separe aí na sua casa os objetos recicláveis e ponha sua criatividade em prática. Basta querer. Se cada um de nós tiver a consciência de nos preocuparmos com o meio ambiente não jogando lixo nas ruas e reaproveitando com criatividade o material reciclado podemos sim fazer a diferença. |
|
|
|
Recebi alguns pedidos de colocação de um guia passo a a passo para fabricação de árvores de Natal com material proveniente de reciclagem.
A grande maioria deles eram de pesssoas que queriam fazer a decoraçãode sua própria casa ou de seu escritório.
Assim, considerando os materiais, o trabalho necessário na elaboração e o resultado final, escolhi colocar um guia detalhado para uma árvore que vi no site da Martha Stewart : a mini árvore de Natal feita de jornal reciclado.
Como o tutorial em vídeo é feito na língua inglesa, achei por bem traduzi-lo, com as instruções abaixo, necessárias para a fabricação da árvore.
Escolhi a mini árvore de Natal feita de jornal reciclado, pois é uma solução inteligente, bonita e barata, além do que não vejo muito sentido em se cortar todo ano uma árvore de verdade para cada casa celebrar seu Natal:
Árvore de Natal feita de jornal reciclado. - original content at http://gardenpartynyc.com/
Materiais necessários:
- 110 gramas de argila artesanal, aproximadamente;
- Uma agulha de tricô de 25 cm de comprimento e 6mm de dimetro, aproximadamente
- Retalho de feltro, para cobrir a base. (pode ser substituído por silicone anti-impacto)
- Cola adesiva para trabalhos manuais
- cola em spray (pode ser substituída por ou laquê/ spray fixador para cabelos)
- Ferramenta para fazer vincos, excelente para encadernação, eliminando as bolhas e fixando o papel. (“bone folder”) – pode ser substituído por régua plástica, caneta, lápis ou qualquer objeto que possa ser utilizado para criar vinco no papel.
- estilete para trabalhos manuais, ou guilhotina para corte de papel
- pistola de cola quente (pode ser substituída por cola de adesão rápida) – opcional.
- jornal/feltro/ retalhos/ papel aluminio
- glitter (opcional)
- enfeite de plástico ou papel para ser fixado no topo da árvore (opcional).(os produtos podem ser encontrados em papelarias, armarinhos, lojas de material para artesanato e “Scrapbooking”)
- 2 pedaços de cartolina ou (papel cartão) de 15cm x 15 cm.
Base da árvore: (para entender melhor, assista o tutorial em vídeo também)
- Faça uma base com a argila na forma de uma laranja cortada ao meio.
- Passe a agulha de tricô pelo centro da base, perfurando de modo a permitir que a agulha passe inteiramente para o outro lado.
- Retire a agulha cuidadosamente, mantendo a perfuração feita.
- Embrulhe a base com papel alumínio e coloque-a num forno a 275ºC por 15 a 20 minutos.
- Retire do forno e deixe esfriar.
- Retire o papel alumínio, e passe a agulha de tricô, colando-a para fixá-la à base.
- Corte um retalho de feltro do tamanho aproximado da parte inferior da base.
- Cole o retalho de feltro na parte inferior da base, de modo a esconder o furo com a agulha e impedir que risque superfícies sensíveis.
Confecção da Árvore:
Com o estilete e régua, ou com a guilhotina, corte 50 folhas de papel jornal, em cada um dos tamanhos a seguir (lembre-se que você pode cortar várias folhas por vez, do mesmo tamanho):
- 15cm por 15 cm;
- 14cm por 14 cm;
- 13 cm x 13 cm;
- 11,5 cm x 11,5 cm;
- 10cm x 10cm;
- 9,0 cm x 9,0cm
- 7,5cm x 7,5cm;
- 6,5cm x 6,5cm
- 5cm x 5cm;
- 3,8 cm x 3,8 cm.
Para colocar os quadrados de jornal na base da árvore:
Coloque as duas folhas de 15cm por 15 cm de papel cartão (ou cartolina), na agulga de tricô já colada à base de argila, de maneira a “sustentar” o peso das folhas de jornal por sobre a base;
Dobre as folhas ao meio, e depois, novamente, marcando o vinco com o “bone folder” (ou régua/lápis),
Coloque-as, de maneira intercalada, por ordem de tamanho (primeiro as maiores), sempre tomando o cuidado de marcá-las com vinco antes de perfurar as folhas na base. As folhas devem ficar em direções opostas, uma a uma, de maneira a evitar que fique uma “pilha” de quadrados de jornal.
Após a colocação da última folha de 2,5 cm, passe a cola em spray (ou laquê/fixador de cabelos) pulverizando-a cuidadosamente por sobre a árvore, e despeje o glitter da cor que escolheu por cima.
Caso tenha escolhido um enfeite para o topo da árvore, cole-o com a pistola de cola quente ou adesivo instantneo.
Pronto, e um Feliz Natal!
Observação:
Como destacado, neste link tem um tutorial detalhado em vídeo de como fazer a árvore, mas como está em inglês, tomei o cuidado de traduzir as explicações.
Assim, com o vídeo e com as instruções em português acho que todos poderão fazer suas mini árvores de Natal com jornal reciclado!
Posts recomendados:
-
|
|
|
Primer
Anterior
2 a 12 de 12
Siguiente
Último
|
|
|
|
©2025 - Gabitos - Todos los derechos reservados | |
|
|