Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Luís António Verney (1713,Lisboa — 1792, Roma), foi um filósofo, teólogo, professor e escritor português. Para além disso, foi também um excelso representante do Iluminismo em Portugal, e um dos mais famosos estrangeirados portugueses. O ponto mais alto da sua vida, acontece em 1746, quando é editada a sua obra mais conhecida: "O Verdadeiro Método de Estudar".
Filho de pai francês e de mãe portuguesa, Verney estudou no Colégio de Santo Antão e na reformadora Congregação do Oratório até se formar em Teologia na Universidade de Évora.
Parte, então, para Roma, em demanda de saber, alcançando o doutoramento em Teologia e Jurisprudência. O mais conhecido e activo estrangeirado português, colheu fora de Portugal os pensamentos de renovação que iluminavam a Europa.
A pedido do rei D. João V, Verney inicia a sua colaboração com o processo de Reforma pedagógica de Portugal, contribuindo inquestionavelmente para uma aproximação profícua com os ventos do progresso cultural que animavam os espíritos iluministas dos europeus mais progressistas.
Devido a problemas de saúde e, principalmente, devido a incompreensões por parte dos seus compatriotas, nomeadamente, os cortesãos e o Marquês de Pombal, parte definitivamente para Roma, onde vive até ao fim dos seus dias.