Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Estevão Chaves de Rezende Martins (1947) é um filósofo, historiador e professor universitário brasileiro.
As suas investigações e textos concentram-se em temas relacionados com a história da filosofia, teoria e metodologia da história, bem como com a história das relações internacionais.
Graduou-se em filosofia na hoje extinta Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras Nossa Senhora Medianeira, em São Paulo, em 1970. Doutorou-se em 1976, na Universidade de Munique, com uma dissertação acerca da concepção de liberdade na primeira fase da obra do filósofo Immanuel Kant (1747-1770).
Desde 1977, atua na Universidade de Brasília, onde é professor titular do Instituto de Ciências Humanas. Realizou estágios de investigação em diversas instituições internacionais, tais como as Universidades de Bochum, Gratz e Munique, assim como o Instituto de Altos Estudos em Humanidades de Essen.
Participou do Comitê Científico Internacional que organizou da Historia General de América Latina, uma coleção de nove volumes sobre a história do subcontinente, patrocinada pela Unesco. Estevão Martins foi - juntamente com Héctor Pérez Brignoli - co-organizador do volume final de tal coleção, volume o qual se intitula Teoría y metodología en la Historia de América Latina (2006).