Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
O Século Europeu é um termo, que foi primeiramente usado por Mark Leonard no seu livro Por Que a Europa Dirigirá o século XXI (publicado nos Estados Unidos embaixo do título Poder Perpétuo: Por Que a Europa Dirigirá o século XXI) e é usado para descrever a crença que o século XXI ficará um século antes do atual modo europeu de fazer coisas ficará dominante no mundo. Especialmente o processo de integração europeu que culminou na União Européia é destacado. Este autor explicitamente rejeita isto, a União Européia dominará o mundo sendo um império poderoso.
O próximo século é representado por Leonard como um século o qual a maior parte do mundo copiará o atual modo europeu de fazer coisas como leis internacionais, promovendo valores democráticos, cooperação multilátera e intervenções humanitárias. O mundo ficaria um mundo de paz, prosperidade e democracia. Em grande escala esta visão parece-se com o Idealismo na teoria das relações internacionais.
O termo é usado em contraste com o século XX que é às vezes chamado o Século Americano e que muitas vezes é assumido para ter sido dominado pela política de poder (que se parece com o Realismo nas relações internacionais).
[editar] Ligações externas