Energias alternativas
A biomassa alcança 90% da produção alternativa de energia, consumida principalmente para combustível, a produção de carvão vegetal é para a produção da indústria manufatureira como panificadoras e outras. Somente 3,5% da produção utiliza derivados de petróleo e 0,5% de eletricidade.
A Energia geotérmica no subsolo da terra pode existir importantes reservas de vapor cujo aproveitamento adequado permitindo uma fonte de energia permanente. As reservas se localizam principalmente em três regiões: Sajama, Valle do rio Empexa e laos do sul, todas nos Andes.
A energia solar é muito utilizada no país equivale a uma produção de 3.83 a 1023 kw de potência, conseguindo a terceira maior produção de energia solar no mundo, devido a sua posição latitudinal entre os paralelos 9º 40'S e 22º 53' O, próximos a linha do equador por isso, uma faixa de grande irradiação solar, uma das maiores do mundo. A incidência solar no território alcança 5.4 kw/m2dia de intensidade e de 7 horas/dia de insolação efetiva.
A energia eólica tem uma aplicação principalmente rural na Bolívia devido a distncia em linha de energia elétrica, e baixo custo para bombear água do solo para programas de irrigação agrícola.