Correo electrónico:

Contraseña:

Registrarse ahora!

¿Has olvidado tu contraseña?

TUDO EM PORTUGAL
 
Novedades
  Únete ahora
  Panel de mensajes 
  Galería de imágenes 
 Archivos y documentos 
 Encuestas y Test 
  Lista de Participantes
 BEM VINDOS 
 PRINCIPAL 
 QUEM SOMOS 
 REGRAS DO GRUPO 
 FELIZ NATAL 
 FELIZ ANO NOVO 
 
 
  Herramientas
 
PSICOLOGIA: Estádio das operações concretas
Elegir otro panel de mensajes
Tema anterior  Tema siguiente
Respuesta  Mensaje 1 de 1 en el tema 
De: NATY-NATY  (Mensaje original) Enviado: 08/01/2010 17:59

Estádio das operações concretas


(7 – 11/12 anos)

    O que caracteriza essencialmente este período é o facto da criança já possuir a noção de reversibilidade, isto é, já consegue operar mas somente se estiver na presença dos objectos sobre os quais irá recair a operação. A partir dos 6-7 anos, idade que coincide com o inicio da escolaridade básica, a criança pensa de maneira diferente que a criança anteriormente descrita. A criança já dispõem de estruturas operatórias que lhe permitiram seriar, classificar e numerar. A classificação exige o agrupamento por classes. A classificação é um sistema de operações que implica uma relação de semelhanças e diferenças. A criança, é agora capaz de agrupar diversos objectos pela sua cor, pelo seu tamanho e pela sua forma. A seriação consiste na ordenação de elementos segundo uma qualidade que varia. Trata-se de uma relação sobre assimetrias. A criança já é capaz de pôr por uma ordem um conjunto de bonecas de vários tamanhos e fazer-lhes corresponder as suas sombrinhas que também variam de tamanho.

    A inclusão de classes- é outra das características deste estádio, a presença desta estrutura permite à criança um conjunto de relações em que se observa que uma classe pode conter outras classes inferiores, mas que lhe estão inclusas.
A relação com os outros- a criança deste nível etário tem tendência para simpatizar com as pessoas que têm os mesmos interesses que os seus, e que a valorizam. A simpatia supõem uma escala comum de valores, que está na origem da troca, enquanto que a antipatia deriva da ausência de gostos comuns e de um certo sentimento de desvalorização.

    A socialização- neste estádio a criança já é capaz de cooperar. A criança discute com as suas companheiras para fazer prevalecer o seu ponto de vista. Ela já joga segundo regras e as crianças controlam-se umas ás outras. Agora a criança, já pensa antes de agir, porque a sua capacidade impulsiva tende a diminuir. Estas características andam associadas ao aparecimento da lógica, na medida em que esta implica um sistema de relações que exige a coordenação de diferentes pontos de vista.




Primer  Anterior  Sin respuesta  Siguiente   Último  

 
©2024 - Gabitos - Todos los derechos reservados