Página principal  |  Contacto  

Correo electrónico:

Contraseña:

Registrarse ahora!

¿Has olvidado tu contraseña?

TUDO EM PORTUGAL
 
Novedades
  Únete ahora
  Panel de mensajes 
  Galería de imágenes 
 Archivos y documentos 
 Encuestas y Test 
  Lista de Participantes
 BEM VINDOS 
 PRINCIPAL 
 QUEM SOMOS 
 REGRAS DO GRUPO 
 FELIZ NATAL 
 FELIZ ANO NOVO 
 
 
  Herramientas
 
General: Mundo mobiliza-se em torno da solidariedade com o Haiti
Elegir otro panel de mensajes
Tema anterior  Tema siguiente
Respuesta  Mensaje 1 de 3 en el tema 
De: ZÉMANEL  (Mensaje original) Enviado: 15/01/2010 14:10
A Ajuda humanitária e as equipas de socorro convergem esta quinta-feira para o Haiti onde dezenas de milhares de pessoas aguardavam esta quinta-feira, nas ruas devastadas de Port-au-Prince, a chegada da ajuda prometida.
 
Depois da tragédia, passado o primeiro impacto de estupefacção e de dor, a comunidade internacional reage e mobiliza-se para desbloquear fundos que permitam ajudar o país e os sobreviventes e à recuperação do país.

Numa primeira fase urge encontrar os eventuais sobreviventes da tragédia que eventualmente ainda possam estar vivos debaixo dos escombros. Ao mesmo tempo faltam bens essenciais como água potável, viveres, medicamentos e apoio médico e tudo isto a comunidade internacional tenta fornecer em tempo útil e com a máxima urgência.

O Haiti não tem possibilidades quer financeiras quer humanas de proceder às tarefas de salvamento, apoio e recuperação. As suas infra-estruturas foram duramente atingidas, pelo que a actividade das organizações não-governamentais ou outras que actuam no local se tornam mais difíceis.

è uma corrida contra-relógio já que à tragédia podem seguir-se ainda mais mortes, com a fome e com as epidemias.

Esta quinta-feira espera-se que ao fim da tarde chegue a território haitiano uma ajuda humanitária massiva que permita ainda salvar vidas neste período que se torna cada vez mais crítico das 36 horas após o sismo de 7 graus da escala de Richter.

Olivier Bernard é o presidente da organização francesa "Médicos sem fronteiras". É um dos que não se cansa de alertar para a premência da ajuda. "Tendas, mais tendas e ainda mais tendas (...) e um apioio financeiro rápido" para socorrer os muitos milhares de vítimas do país mais podre da América, dizia o responsável por esta organização não-governamental francesa.

Organizações internacionais
  • A Comissão Europeia já desbloqueou a quantia de 3 milhões de euros de ajuda de urgência e activou o seu sistema de gestão de crise. Segunda-feira reúnem-se os ministros de ajuda ao desenvolvimento dos 27 países da União Europeia para analisar o apoio a conceder ao Haiti.
  • Prevista para esta quinta-feira está o início da distribuição de ajuda em coordenação com o Programa Alimentar Mundial (PAM) uma agência da Organização das Nações Unidas (ONU) através do envio de dois aviões de ajuda alimentar.
  • O Fundo Monetário Internacional (FMI) anunciou a concessão de uma ajuda de 100 milhões de dólares ao Haiti.
  • O Grupo do Rio, organismo regional que agrupa 24 países Altino-americanos, lançou um apelo à comunidade internacional "para uma ajuda de urgência"
  • O Banco Mundial comprometeu-se a desbloquear uma verba suplementar de 100 milhões de dólares decisão que deve ser seguida pelo Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID).
  • A Cruz Vermelha Internacional, organismo vocacionado para a ajuda em caso de tragédias, anunciou o envio de um perito em tratamento e identificação de corpos. Com ele seguiriam 40 toneladas de medicamentos e de kits médicos. 1700 voluntários já estão mobilizados.

Continente americano

  • O Brasil enviou para o Haiti dois hospitais de campanha e cerca de 40 médicos e voluntários, para além de medicamentos e ambulncias e 13 toneladas de mantimentos. Com os militares e médicos, foram enviados equipamentos para centro cirúrgico, unidade de terapia intensiva (UTI), aparelho para raio-X, laboratório e módulos para atendimento ambulatorial. O plano de emergência prevê o enterro dos mortos, socorro médico aos feridos, remoção de destroços, reforço da segurança nas operações e distribuição de suprimentos, principalmente água e comida, que estão em falta.O Brasil ainda prometeu uma ajuda financeira de 15 milhões de dólares.
  • O Canadá deslocou para o local dois vasos de guerra, helicópteros e aviões de grande porte. O governo anunciou-se preparado para conceder uma ajuda que totalizará a quantia de 97 milhões de dólares.
  • Barack Obama colocou todo o poder dos Estados Unidos ao serviço do Haiti e de imediato desbloqueou uma verba de 100 milhões de dólares. De imediato foram enviados para o Haiti uma brigada de soldados, um porta-aviões e numerosos barcos de apoio. No total serão 5,7 mil os soldados norte-americanos enviados para o Haiti em missão de apoio e solidariedade.
Ásia
  • O Japão anunciou uma ajuda de 5 milhões de dólares para além do envio de bens de primeira necessidade.
  • Também a Indonésia envia uma equipa de salvamento constituída por 75 elementos.
  • Os seus vizinhos da Austrália desbloquearam uma verba de 9 milhões de dólares.

Europa
  • Do continente europeu, A Grã-Bretanha já fez deslocar para o local uma equipa de 75 indivíduos acompanhados de cães de busca, e 10 toneladas de equipamento. A par deste apoio, Londres desbloqueou uma verba de 10 milhões de dólares.
  • França também enviou equipas de salvamento que se juntaram às canadianas, venezuelanas e chilenas que se encontram no território devastado. Para além dos homens, três aviões de transporte militar com bandeira tricolor foram enviados mais um Airbus 310 a bordo do qua se faziam transportar 60 membros da protecção civil e 12 toneladas de material.
  • Holanda e Alemanha desbloquearam respectivamente dois e um milhão e meio de euros de ajuda humanitária.A Dinamarca disponibilizou 1,34 milhões de Euros. A Grã-Bretanha 6,87 milhões de euros, A Espanha enviou seis aviões para o Haiti com equipas e material de socorro.
  • Portugal vai enviar para o Haiti um avião C-130 da Força Aérea com peritos da Protecção Civil, bombeiros com uma tenda de campanha, e ainda profissionais do INEM e de Medicina Legal. São pouco mais de 30 homens e mulheres que em princípio partem amanhã, de acordo com as revelações feitas pelo ministro da Administração interna, Rui Pereira, no final do Conselho de Ministros. A ajuda portuguesa totalizará 400 mil euros.
  • A Rússia enviou um II-76 com 20 médicos. Outros aviões russos transportam hospitais de campanha.


Primer  Anterior  2 a 3 de 3  Siguiente   Último  
Respuesta  Mensaje 2 de 3 en el tema 
De: Lúcia Dias Enviado: 15/01/2010 18:05
Enviado: 15/01/2010 19:03

 

  

 

 

 


Respuesta  Mensaje 3 de 3 en el tema 
De: Lúcia Dias Enviado: 15/01/2010 18:29
Enviado: 15/01/2010 19:24

 

 

Vamos Orar por Haiti

 

Religiosa
Orações

 



 
©2025 - Gabitos - Todos los derechos reservados