Estas duas semanas têm sido de loucos! Apanhados entre reuniões de escola, pnicos com a gripe A, compras de material escolar, livros, sapatilhas de ballet e um sem fim de acessórios escolares, o tempo passou de fugidia! A filhota mais velha entrou no primeiro ano, e não sabendo se quem está mais excitada é ela ou eu, o certo é que andámos todos numa roda-viva com este regresso ao ano escolar. O fim desta semana doida pede a tranquilidade do nosso ritual de manhãs de Sábado, umas belas panquecas!
Para mim são com mel. A Mada mete-lhes Nutella, a Mia come com doce e o Zé com fiambre e queijo. Fazem parte do nosso pequeno-almoço de Sábado desde há muito e garantem que o fim de semana começe com um bom vibe ;) A receita pré-Bimby era a a olho, mas desde que a tenho faço sempre lá, porque é certinho como o destino: 15 segundos e massa no ponto certo. O toque pessoal é apenas juntar um pouco de sumo de laranja.
Ingredientes:
- 150 gr. de farinha
- 50 gr. de açúcar
- 1 clh. de chá de fermento em pó
- 50 gr. de margarina ou manteiga
- 2 ovos- 200 gr. de leite
- 1 chl. chá de sal fino- sumo de 1/2 laranja
Colocar todos os ingredientes no copo da Bimby e programar 15 segundos vel. 6. Para fazer a mistura manualmente, colocar os ingrediente sólidos numa tigela, abrir uma cova no meio onde se deitam os liquidos. Neste caso, normalmente derreto a manteiga primeiro, já na frigideira onde as vou fritar e bato com uma vara de arames, para desfazer bem os grumos.
Aquecer bem a frigideira antiaderente, de preferência, e colocar duas a 3 colheres de sopa com a massa bem no centro, fazendo depois a frigideira rolar de um lado para o outro de modo a espalhar a massa uniformemente. Quando começarem a abrir pequenos buraquinhos na panqueca e estas estiverem bem alouradas, pode-se virar, com a ajuda de uma espátula. Quando estou menos jeitosa ou pressinto que a massa está muito fofa e com tendência a partir, faço-a deslizar para um prato e viro-o, de modo a que o lado que falta cozinhar fique para baixo.