Mais de 3 200 trabalhadores ficaram presos muma mina de ouro em Joanesburgo, na África do Sul. O rebentamento de um dos cabos do elevador provocou a sua queda que, por sua vez, danificou alguns canos de água, provocando algumas derrocadas e bloqueando a saída da mina de Elandsrand.
A mina, situada a mais de dois quilómetros, ficou inacessível, estando à hora do fecho da edição a decorrer as operações de salvamento, através de uma mina contígua.
A mina de Elandsrand é o maior depósito de ouro e está na região das minas mais profundas do Mundo. As minas da África do Sul não têm um bom historial de segurança, recordou Lesiba Seshoka, porta-voz da União Nacional de Mineiros.
"É uma situação terrível. A única saída está bloqueada, provavelmente devido às derrocadas originadas pela queda do elevador", referiu um dos mineiros que prestam socorro às vítimas e que pouco antes a tinha abandonado. As autoridades temem que os mineiros possam estar feridos e com sérias dificuldades de oxigénio. No ano passado, 199 mineiros morreram em acidentes similares, segundo um relatório governamental do Conselho de Saúde e Segurança nas Minas.