Em despacho datado de 12 deste mês, a Ministra dos Recursos Minerais, Esperança Bias, ilegalizou todas as actividades relacionadas com a exploração e comercialização das referidas pedras preciosas, sendo que qualquer indivíduo que for encontrado na posse dos minerais ou se dedique à sua exploração através do garimpo ser-lhe-á confiscado o produto e pagará avultadas multas.
Efectivos policiais foram mobilizados para o local, para patrulharem a zona onde ocorrem os jazigos de turmalina e rubilite, tendo as autoridades reportado que a situação voltou à normalidade.
Segundo apurámos, na localidade de Nhampassa, onde foram descobertos os minerais, o movimento de pessoas reduziu drasticamente desde a última segunda-feira, altura em que foram tomadas medidas de conten챌찾o.
Soubemos de Geraldo Sim찾o Valói, director provincial dos Recursos Minerais, que os dez quilogramas de turmalina e rubilite confiscados recentemente numa opera챌찾o conjunta que envolveu a PRM, Alf창ndegas, Migra챌찾o e a institui챌찾o que dirige, v찾o reverter a favor do Estado, através do Fundo de Fomento Mineiro.
Para além dos estrangeiros, cidadãos nacionais provenientes de várias províncias, entre compradores e garimpeiros, `assaltaram´ Báruè, que de imediato viu a sua indústria hoteleira perder a sua capacidade de alojamento para as mais de três mil pessoas que afluíram à região, havendo registo de indivíduos que pernoitavam nas imediações das minas.
Na sequência das escavações, uma pessoa perdeu a vida e outra ficou ferida quando uma árvore caíu, cobrindo as vítimas que se encontravam a perfurar a terra à procura das pedras preciosas. O morto, segundo soubemos, é uma criança de 12 anos, que também participava nas escavações.
Rubilite e turmalina s찾o duas espécies de pedras preciosas de alto valor comercial. Um grama de rubilite chega a custar 180 dólares e figura em primeiro lugar entre os minérios mais limpos, raros e altamente procurados a nível mundial. Por seu turno, a turmalina está a 87 dólares o grama.
fonte: Notícias